BusinessTimes

Confiança do empresário do comércio sobe 3,2% em fevereiro, diz CNC

04 mar 2019, 13:37 - atualizado em 04 mar 2019, 13:38

Comércio

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 3,2% ante o mês anterior, de acordo com o levantamento mais recente realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com isso, o indicador alcançou 124,9 pontos.

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

Acompanhe o Money Times no Instagram!

Satisfação

O índice que mede o grau de satisfação com as condições correntes do comércio e da economia, o Icaec, ficou acima dos 100 pontos pela primeira vez desde 2015, o que indica melhora quanto à percepção dos empresários sobre o mercado brasileiro.

A percepção de melhora da economia predominou entre os empresários do setor, ficando em 53,5%. Sobre o desempenho atual do comércio, 54,4% se dizem satisfeitos. Para as empresas, o grau de satisfação é de 62,5%.

Mesmo assim, a CNC estima que a recuperação do nível de vendas do setor ao nível pré-crise só deverá estar consolidada na primeira metade de 2021.

Expectativas

O IEEC, subíndice que mede as expectativas dos empresários, segue avançando com otimismo, com destaque para a perspectiva futura da economia, que cresceu 2,5%. Dentre os entrevistados, 95,3% esperam por melhora das condições econômicas nos próximos meses.

As expectativas sobre o desempenho do setor e das empresas também registraram variações positivas de, respectivamente, 2,1% e 1,2%.

Para a confederação, “apesar da ainda lenta recuperação das condições de consumo, o varejo brasileiro terá condições de crescer mais em 2019 do que nos dois anos pós-recessão”.

Investimentos

O subíndice que mede as intenções de investimentos – IIEC – subiu 1,9% em fevereiro, impulsionado principalmente pelo aumento das intenções de contratações no comércio, que registrou crescimento de 2,5%. 72,8% dos entrevistados pretendem contratar mais funcionários nos próximos meses.

Após a última recessão, com a volta da trajetória crescente das vendas do varejo, o saldo entre admissões e demissões no setor voltou a ficar positivo, tendo o setor criado, só em 2018, 71,6 mil novas vagas. Para 2019, a CNC projeta novo saldo positivo de 102,0 mil vagas.

Para 47,7% dos empresários, existem planos de ampliação de investimentos dos seus negócios, seja nas lojas existentes ou para abrir novas unidades. 23,7% dos entrevistados também classificaram os níveis de estoques como “acima do adequado”.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.