Comércio

Confiança do empresário do comércio se mantém estável em maio

28 maio 2019, 18:46 - atualizado em 28 maio 2019, 18:57
Os números demonstram insatisfação com o momento atual e esperança de que haverá uma melhora para os próximos meses (Imagem: Pixabay)

O IFECAP atingiu 129,51 pontos no mês de maio com o ajuste sazonal e teve variação de 0,3% em relação ao mês de abril. Os valores ficaram 2,3% acima dos registrados no mesmo período do ano passado. Esse resultado é uma média do que os empresários do comércio estão sentindo sobre o momento atual e as expectativas para os resultados futuros.

O Indicador Momento Atual chegou a 108,08 pontos, queda de 5,7% em relação a abril e 5% abaixo dos registros de 2018. Por outro lado, o Índice Futuro atingiu 161,65 pontos, crescimento de 7%, 10% acima dos valores registrados no mesmo período do ano anterior. Os números demonstram insatisfação com o momento atual e esperança de que haverá uma melhora para os próximos meses.

Índice Momento Atual

O resultado do Índice Momento Atual do mês de maio apresentou queda nos três indicadores da sua composição. O Índice Momento Atual das Vendas registrou queda de 4,1% em relação a abril e queda de 0,8% em relação a maio de 2018.

O Momento Atual das Encomendas teve queda de 6,6% em relação ao mês anterior e retração de 0,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o Índice Momento Atual Situação dos Negócios ficou 12,5% abaixo dos valores de 2018 e registrou queda de 6,2% em relação a abril.

Índice Futuro

Os Índices de Futuro registraram forte alta em maio na comparação com abril, tendo o Índice Futuro de Vendas crescido 7,7% e o Índice Futuro de Encomendas 6,3%, na série com ajuste sazonal. Na comparação com maio do ano passado, os resultados também foram favoráveis.

O Índice Futuro de Vendas registrou alta de 11,9% no mesmo período e o Índice Futuro de Encomendas, 9,5%.


Jornalista | Analista de Marketing
Linkedin
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.