Confiança do empresário industrial alcança 64,7 pontos, segundo CNI
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu para 64,7 pontos em janeiro de 2019, o maior valor registrado desde junho de 2010, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
“A sinalização do enfrentamento de questões urgentes da economia brasileira mantém o otimismo do empresário em alta”, explica Marcelo Azevedo, economista da CNI. Para que esse cenário se mantenha, é fundamental que as expectativas se concretizem, com a apresentação das propostas de reformas previdenciária e tributária”.
Vale deverá apresentar “fortes resultados” no quarto trimestre, diz Safra
A confiança no segmento das grandes empresas ficou em 65,5 pontos, enquanto o segmento das médias e pequenas empresas alcançaram, respectivamente, 64,3 e 63,3 pontos.
A região com o maior índice ficou para o Sul, com 67,1 pontos – 6,1 pontos a mais na comparação anual. Nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, os resultados de janeiro ficaram em, respectivamente, 65,2, 65,6, 63,4 e 63,5 pontos.
Segundo a CNI, o aumento do índice no primeiro mês do ano é resultado da melhora da percepção sobre as atuais condições dos negócios e da expectativa dos empresários. Isso pode ser analisado pelo aumento dos índices de Condições Atuais e de Expectativas, que subiram para 54,2 e 69,9 pontos, respectivamente.
A pesquisa foi realizada com 2.503 empresas entre 7 e 17 de janeiro.