Confiança do consumidor no Brasil tem recuperação em março, diz FGV
A confiança dos consumidores brasileiros teve recuperação em março após duas quedas consecutivas, mas a tendência para os próximos meses segue incerta, disse a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV teve alta de 2,5 pontos neste mês, para 87,0 pontos, movimento que foi atribuído pela instituição a uma melhora da percepção sobre o momento presente e também sobre os próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 2,7 pontos em março, para 72,0 pontos, o melhor resultado desde outubro passado (74,5 pontos).
Já o Índice de Expectativas (IE) subiu 2,2 pontos, para 98,0 pontos.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
“Contudo, apesar do resultado positivo, os movimentos são bastante heterogêneos e talvez contraditórios entre faixas de renda, o que ainda dificulta a sinalização de uma tendência mais clara para os próximos meses”, ponderou em nota Viviane Seda Bittencourt, coordenadora das sondagens.
“O cenário econômico se mantém com taxas de juros elevadas, resiliência da incerteza e desaceleração do mercado de trabalho com redução da atividade. Sem alterações significativas, é possível continuar patinando em torno de um mesmo patamar de confiança nos próximos meses.”