BusinessTimes

Confiança do consumidor alemão se deteriora mais com 4ª onda de Covid e variante Ômicron, diz GfK

21 dez 2021, 9:06 - atualizado em 21 dez 2021, 9:06
Consumo Alemanha
O índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, caiu para -6,8 pontos em janeiro, ante leitura revisada de -1,8 ponto um mês antes (Imagem: REUTERS/Thilo Schmuelgen)

A confiança do consumidor alemão deve se deteriorar ainda mais no começo do próximo ano, com a disseminação da variante Ômicron do coronavírus ofuscando as perspectivas para a maior economia da Europa, revelou uma pesquisa nesta terça-feira.

O instituto GfK informou que seu índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, caiu para -6,8 pontos em janeiro, ante leitura revisada de -1,8 ponto um mês antes.

A leitura de janeiro foi a mais baixa desde junho. Pesquisa da Reuters previa queda menor, para -2,5 pontos.

Rolf Buerkl, economista do GfK, disse que as altas taxas de infecção da quarta onda de coronavírus já causam restrições renovadas para muitos varejistas e prestadores de serviços.

A Alemanha proibiu no início do mês pessoas não vacinadas de entrarem em estabelecimentos não essenciais, na tentativa de controlar o aumento de casos em meio à disseminação da variante Ômicron.

“As perspectivas para o início do próximo ano também são fracas no contexto da rápida disseminação da variante Ômicron”, acrescentou Buerkl.