Confiança do consumidor alemão fica estável para agosto, aponta GfK
A confiança do consumidor alemão ficou estável para o mês de agosto, à medida que os consumidores estão mais dispostos a gastar, mas com uma visão menos otimista sobre as perspectivas econômicas do que no mês anterior devido às preocupações com o aumento do número de casos de Covid-19, mostrou uma pesquisa nesta quarta-feira.
O instituto GfK informou que seu índice de confiança do consumidor, baseado em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, permaneceu em -0,3 ponto. A previsão da Reuters era de uma leitura de 1,0.
Após mais de dois meses em constante queda, os casos de Covid-19 têm aumentado desde o início de julho, principalmente devido à disseminação da variante Delta do coronavírus, que é mais contagiosa.
“Isso atualmente impede uma melhora significativa na confiança do consumidor”, disse o especialista em consumo da GfK, Rolf Buerkl, em comunicado, mas acrescentou que a economia doméstica contribuirá positivamente para o crescimento no segundo semestre do ano.
Aproximadamente 60% dos 83 milhões de habitantes da Alemanha tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e cerca da metade está totalmente imunizada.