Confiança do comércio sobe 4,3 pontos em agosto, mostra FGV
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 4,3 pontos em agosto, somando 99,4 pontos. Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), divulgados nesta terça-feira (30).
Na métrica de médias trimestrais, o indicador avançou 2,0 pontos, o sexto resultado positivo consecutivo do comércio.
Ao contrário do aconteceu em meses anteriores, a alta desse mês foi toda influenciada pela melhora das expectativas, avalia Rodolpho Tobler, economista do Ibre.
Tobler espera que nos próximos meses ainda será possível imaginar resultados positivos, “mas é necessária cautela considerando o ambiente macroeconômico ainda frágil e com alguma oscilação devido à proximidade das eleições”.
Cinco dos seis principais segmentos do comércio apresentaram alta em agosto, segundo a FGV.
O IE-COM (Índice de Expectativa do Comércio) subiu 9,7 pontos, passando de 84,8 pontos para 94,5 pontos. A volta do indicador a um nível neutro (100 pontos) não acontece desde antes do início da pandemia.
Enquanto isso, o ISA-COM (Índice de Situação Atual do Comércio) recuou 1,4 ponto, segunda queda mensal consecutiva, atingindo 104,2 pontos.
“O maior desafio agora é a manutenção do resultado positivo das expectativas e que isso acabe se confirmando em melhora na percepção da demanda dos empresários nos próximos meses”, completa Tobler.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Saiba mais! O QUE ESPERAR DO BITCOIN PÓS ATA DO FED?