Confiança de serviços se mantém estável e varia -0,2 ponto em agosto, mostra FGV
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) variou -0,2 ponto em agosto, a 100,7 pontos, se mantendo estável após cinco meses de altas consecutivas. Nas métricas trimestrais, o índice avançou 0,8 ponto, mantendo a tendência de alta.
Os dados são do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), divulgados nesta terça-feira (30).
Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, avalia que ainda é cedo para afirmar que haverá uma reversão da tendência positiva que vinha acontecendo no setor de serviços.
“Existem perspectivas otimistas em relação à demanda nos próximos meses, principalmente no que diz respeito aos serviços prestados às famílias”, explica o especialista.
Otimismo à frente
A abertura do dado mostra que o resultado do setor de serviços no mês foi resultado de variações em sentidos opostos da avaliação das empresas sobre o momento atual e sobre as perspectivas para os próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA-S) recuou 0,7 ponto, para 100,1 ponto, mas se mantém no nível neutro (100,0 pontos). Já o Índice de Expectativas (IE-S) variou 0,4 ponto, para 101,3 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (103,6 pontos).
“A desaceleração da inflação e o aumento dos recursos das famílias com aumento dos programas do governo podem estar influenciando essa melhora nas expectativas do segmento”, completa Tobler.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!
Saiba mais! O QUE ESPERAR DO BITCOIN PÓS ATA DO FED?