BusinessTimes

Confiança de serviços no Brasil tem segunda queda mensal consecutiva em dezembro, mostra FGV

28 dez 2021, 8:42 - atualizado em 28 dez 2021, 8:42
Serviços Indústria
A queda refletiu uma piora na avaliação sobre o momento atual –com retração de 0,3 ponto, para 92,5 pontos– e uma redução das expectativas –queda de 2,2 pontos, para 98,7 pontos, menor patamar em sete meses (Imagem: Pixabay/InWay)

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 1,3 ponto em dezembro, para 95,5 pontos, na segunda queda consecutiva do indicador, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

A queda refletiu uma piora na avaliação sobre o momento atual –com retração de 0,3 ponto, para 92,5 pontos– e uma redução das expectativas –queda de 2,2 pontos, para 98,7 pontos, menor patamar em sete meses.

“Apesar de o programa de vacinação seguir avançando, o cenário para os próximos meses ainda parece muito incerto, principalmente pelo ambiente macroeconômico mais frágil e a dúvida sobre nova variante”, avaliou em nota o economista do FGV Ibre Rodolpho Tobler.

A confiança de serviços trimestral caiu no último trimestre do ano, após ter apontado forte recuperação nos três meses anteriores. A média deste trimestre caiu 1,1 ponto abaixo da média do período julho-setembro.