Confiança da indústria no Brasil deve cair a menor patamar desde agosto de 2020, diz FGV
A confiança da indústria no Brasil deve apresentar piora pelo terceiro mês consecutivo em março, mostraram dados preliminares da Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira, caindo para o menor patamar desde agosto do ano passado.
A prévia da Sondagem da Indústria de março sinaliza queda de 4,0 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) este mês, para 103,9 pontos.
Caso o resultado se confirme, o índice chegará a seu menor patamar desde agosto de 2020, quando registrou 98,7 pontos.
Segundo a FGV, “a queda no resultado prévio da confiança industrial ocorre influenciado pela piora da situação corrente e diminuição das expectativas em relação aos próximos meses.”
O Índice de Situação Atual, que expressa a visão do setor sobre o momento presente, teve queda 4,1 pontos no resultado preliminar, para 110,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas, indicador da percepção em relação aos próximos meses, caiu 4,0 pontos, para 96,9 pontos.
A divulgação desses dados ocorre num dos piores momentos da crise sanitária no Brasil, o que está levando governos estaduais e municipais a anunciarem novas medidas de restrição para conter a disseminação da Covid-19.
Na quinta-feira, o Brasil registrou 2.724 novos óbitos em decorrência da doença, o que representa a segunda maior contagem diária desde o início da pandemia e eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 287.499, segundo o Ministério da Saúde.