Concurso CVM: Comissão se prepara para lançar edital; são 60 vagas com salário de R$ 20 mil
Em julho, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, anunciou a abertura de mais de 3 mil vagas em concursos públicos. Entre as instituições contempladas, está a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O concurso ainda não tem data marcada. No entanto, a Comissão parece já estar se preparando para publicar o edital.
Segundo informações do Gran e Folha Dirigida, sites especializados em concursos públicos, já foi encaminhado à Subsecretaria de Orçamento e Administração (SOA), do Ministério da Fazenda, um despacho para que sejam tomadas as providências necessárias à realização do concurso.
Aparentemente, a definição dos cargos e onde os concursados serão alocados aconteceu no dia 14 de agosto. Depois disso, ficou definida que a data de provimento (ou seja, a “contratação”) será a partir de dezembro de 2023. Já no início da semana, a SOA recebeu o despacho.
Procurada pelo Money Times, a CVM informou que foi disponibilizada uma página para os interessados acompanharem as informações que já estão disponíveis sobre as provas de 2023 e 2024. Sobre o despacho, o Ministério da Fazenda foi procurado, mas não se pronunciou até o momento da publicação desta matéria. O texto pode ser atualizado com novas informações.
- Nvidia impulsionará novo bull market das techs? O analista Richard Camargo indica a melhor ação para lucrar com a revolução da inteligência artificial, clique para assistir ao Giro do Mercado e saiba qual é. Fique ligado em todas as lives: inscreva-se no canal do Money Times aqui.
Concurso da CVM
Segundo a CVM e o governo, ao todo, serão 60 vagas: 40 serão para cargos de analista e os outros 20 são para inspetores. Todas as posições têm remuneração inicial de R$ 20.924,80, conforme a Lei 11.890/08.
Vale lembrar que, no caso dos analistas, os cargos se dividem por áreas de conhecimento, como Mercado de Capitais, Normas Contábeis e Auditoria.
A autarquia também tem seis meses para publicar o edital do concurso. Ou seja, as datas do concurso, assim como divisões de vagas por especialidades e cidades, devem ser divulgado até dezembro.
Apesar da abertura do concurso. A CVM destacou, logo após o anúncio do governo, que há um déficit de 30% do pessoal, na comparação com dez anos atrás. Em nota, a CVM informa que estão vagos 30 cargos de inspetor, 55 de analista e 102 de agente executivo.
“A CVM tem buscado as interlocuções cabíveis junto ao governo federal para ampliação do seu orçamento, melhorias tecnológicas e, acima de tudo, a valorização das pessoas”, disse o presidente da autarquia, João Pedro Nascimento.