Concorrente do Uber e 99 que promete ser mais barato estreia nesta quinta; conheça
O MobizapSP, serviço de corridas por aplicativo da Prefeitura de São Paulo começa a funcionar nesta quinta-feira (23). O objetivo é criar concorrência para as empresas privadas, como Uber e 99.
A Prefeitura anunciou o serviço em 9 de março. Segundo comunicado, o MobizapSP é um aplicativo de mobilidade urbana que visa “melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade urbana dos munícipes, com foco em facilidade, eficiência, segurança e preço justo”, além de entregar uma maior remuneração aos motoristas parceiros.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O lançamento do serviço ocorre em meio à greve dos trabalhadores do Metrô de São Paulo, que interrompeu as atividades das linhas 1, 2, 3 e 15 do metrô.
A corrida inaugural foi às 12h e o serviço passará a operar às 13h. A Prefeitura já soma 23.224 usuários e 26.886 motoristas.
As partidas ocorrem da capital, contudo, os destinos podem ser outras cidades. Os meios de pagamentos disponíveis são: dinheiro, cartão de crédito ou débito e crédito no próprio aplicativo.
Como vai funcionar o MobizapSP
Conforme divulgado pela Prefeitura de São Paulo, o desenvolvimento do projeto foi realizado por meio de licitação pública, em que o Consócio 3C ganhou o contrato, por oferecer o menor percentual sobre o valor das corridas.
O aplicativo irá cobrar uma taxa fica de 10,95% sobre o valor da corrida, de maneira que o valor restante seja destinado ao condutor.
Diferente de seus concorrentes principais, Uber e 99, não haverá tarifa dinâmica em horários de pico, que comumente elevam os preços.
Os aplicativos para motorista e passageiros já estão disponíveis para sistemas Android ou iOS.
Para os passageiros, é preciso baixar o aplicativo e preencher as informações solicitadas, como nome, número de telefone e e-mail. Já no caso de motoristas, há ainda validação das informações.
“Os motoristas terão uma maior remuneração, pois a taxa de administração é de 10,95% (fixa), valor menor se comparado com outras plataformas que já existem no mercado”, diz a Prefeitura.