Concessionária de infraestrutura Conasa pede registro para IPO
A empresa de infraestrutura Conasa pediu registro para realizar uma oferta inicial de ações (IPO), segundo documento revelado nesta terça-feira pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Criada em 2007 e com sede em Londrina (PR), a Conasa atua em concessões públicas e parcerias público privadas regionais de saneamento, iluminação pública e rodovias.
A companhia tem entre os sócios os fundos fechados de previdência Serpros e Igreprev Tocantins, além de um grupo de 12 pessoas físicas reunidas sob o fundo de investimentos Infra Patrimonial I FIP. Nenhum deles venderá ações na oferta.
Assim, todos os recursos da operação irão para o caixa da Conasa, que pretende usá-los para participar de leilões de concessão de infraestrutura, participar de PPPs, reduzir dívidas e comprar participação em empresas do setor.
A companhia informa no prospecto preliminar da oferta que teve receita líquida de 108,9 milhões de reais no primeiro trimestre, aumento de 52,4% sobre um ano antes, com a margem Ebitda caindo de 51,2% para 37,4%.
A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda, subiu de 1,76 para 3,88 vezes no período.
A oferta será coordenada por Santander, Itaú BBA, BTG Pactual, Banco ABC Brasil e Safra.