AgroTimes

Conab reduz previsão de safra de café do Brasil em 5,65%

20 set 2022, 9:28 - atualizado em 20 set 2022, 9:28
café
A variedade arábica sofreu os efeitos de seca e geadas no ano passado, que limitaram o potencial de colheita em 2022 (Imagem: REUTERS/Juan Carlos Ulate)

A safra brasileira de café de 2022 foi estimada em 50,38 milhões de sacas de 60 kg, corte de 5,65% ante a previsão divulgada em maio, devido à menor colheita de arábica por fatores climáticos, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira.

A redução só não foi ainda maior porque a Conab elevou ligeiramente a previsão para a safra de grãos canéforas (robusta/conilon), para um novo recorde.

A variedade arábica sofreu os efeitos de seca e geadas no ano passado, que limitaram o potencial de colheita em 2022.

“A esperada influência da bienalidade positiva não se confirmou, e as intempéries climáticas registradas na safra 2021, com prolongados períodos de estiagem e geadas em algumas localidades, continuaram a influenciar negativamente a safra 2022”, disse a Conab.

“Nem a retomada das precipitações em bom nível nos primeiros meses de 2022 foi suficiente para evitar a diminuição do potencial produtivo”, acrescentou.

A produtividade média estimada é de 27,4 sacas/hectare, apenas 3,7% superior ao da safra 2021, ano de bienalidade negativa, e 22,2% inferior ao registrado na safra 2020, um ano de bienalidade positiva.

Assim, a colheita total no maior produtor e exportador global deverá ficar 5,6% acima da de 2021, mas 20,13% abaixo do recorde de 2020, quando somou 63,08 milhões de sacas.

A Conab estimou a safra de arábica deste ano em 32,4 milhões de sacas, ante 35,7 milhões na previsão anterior, com alta de 3,1% sobre 2021.

Já a safra de café robusta/conilon foi vista em recorde de 18 milhões de sacas, ante 17,7 milhões na previsão anterior e 16,29 milhões em 2021.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar