Conab: clima favorece semeadura e desenvolvimento da 2ª safra de milho
A semeadura e o desenvolvimento do milho segunda safra têm ocorrido sob condições favoráveis de clima. A avaliação é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com base no Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA).
Menores volumes pluviais foram observados no sudoeste do Piauí e no oeste da Bahia, porém, os volumes foram bem distribuídos e suficientes para a manutenção da umidade no solo, diz a Conab, em nota.
Nas primeiras semanas de março, os cultivos de verão das regiões Norte, Centro-Oeste, Sul e parte das regiões Nordeste e Sudeste foram beneficiados por bons volumes de chuva. Apesar disso, o excesso de precipitações diminui o ritmo das operações de colheita em algumas regiões.
Segundo o boletim da Conab, a média diária do armazenamento hídrico no solo durante os primeiros 21 dias deste mês ficou acima de 60% em praticamente todas as regiões produtoras do País, com exceção de parte de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
As análises indicam que em Minas Gerais, o baixo índice pluviométrico tem diminuído a umidade do solo e restringido a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de segunda safra em algumas áreas.
Já na Região Sul do País, as chuvas contribuíram com a recuperação do armazenamento hídrico no solo e as lavouras em estádios reprodutivos.