BusinessTimes

Compras via WhatsApp estão mais próximas da realidade; entenda

21 nov 2022, 13:04 - atualizado em 21 nov 2022, 13:04
WhatsApp
Visa deu mais um passo em direção à liberação das compras via WhatsApp (Imagem: Shutterstock/guteksk7)

A compra de produtos pelo WhatsApp está mais próxima de ser uma realidade, após a Visa dar mais um passo em direção à liberação do serviço.

Na última sexta-feira (18), o Banco Central (BC) concedeu uma autorização de alteração de regulamento dos arranjos de pagamentos classificados como de compra, domésticos, com o uso de conta de pagamento pós-paga, pré-paga e de depósitos instituídos pela Visa.

Segundo o BC, as alterações têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculados ao WhatsApp (Facebook Pay), que possibilitará a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago. Contudo, o banco aponta que ainda há etapas a serem cumpridas.

“Destaca-se que a autorização concedida é apenas uma das etapas necessárias à liberação do programa Facebook Pay no caso dos arranjos de compra, que continua sobrestado até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios no credenciamento, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, disse em nota.

A notícia foi recebida com “entusiasmo” pela Visa, que aponta este como um importante passo para o início da implementação do programa.

Os planos da Visa com o WhatsApp

O programa de pagamentos será destinado a empresas presentes no WhatsApp, com o intuito de viabilizar as transações por meio do aplicativo.

Em nota, a companhia destacou que acredita no potencial da solução como impulsionador da inclusão, da digitalização e do desenvolvimento de milhares de micro, pequenas e médias empresas brasileiras.

Serviço de pagamentos

Segundo a Visa, já estão sendo feitos testes do serviço de pagamentos de pessoas para empresas (P2M) no WhatsApp, junto aos emissores e credenciadores participantes.

A companhia pontua ainda que os testes comprovam a eficiência e a segurança da solução que prioriza a experiência do usuário e do estabelecimento comercial.

“O pagamento no WhatsApp, hoje disponível para transferências entre pessoas, conta com padrão de segurança da Visa e com o Visa Cloud Token, que substitui os dados da credencial do portador do cartão, como o número de conta e a data de validade do cartão, por um identificador digital único (um “token”) que pode ser usado para fazer pagamentos sem expor informações sensíveis de uma conta.”, diz.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!