Compras por WhatsApp: Saiba como vai funcionar e a partir de quando estará disponível
O Banco Central autorizou a realização de pagamentos por cartão de crédito e débito via WhatsApp na última quinta-feira (2). O serviço de transferências pelo aplicativo já era possível. Contudo, agora, pagamentos em geral poderão ser realizados.
Na prática, começará a valer apenas no início de abril, 30 dias após a decisão do BC, tempo este estipulado para comunicação com as plataformas de pagamento.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
De início, as bandeiras Mastercard e Visa serão as primeiras a funcionarem, visto que foram as primeiras a ser anunciadas no serviço da Meta – controladora do WhatsApp. Ainda, o BC esclareceu que a adesão de novas instituições segue aberta.
Em publicação no LinkedIn, Guilherme Horn, head do WhatsApp na América Latina, disse que testes com parceiros, como Mercado Livre, Cielo e Mercado Pago estão sendo finalizados e que, em breve, a funcionalidade estará disponível.
“Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”, afirmou na publicação.
Como vão funcionar as compras por WhatsApp
As compras por WhatsApp serão compatíveis com pagamento por crédito, débito ou pré-pago, diretamente no aplicativo.
Para utilizar a funcionalidade, o usuário deverá cadastrar o cartão na função “Meta Pay”. Para isto, basta seguir os seguintes passos:
- Clicar na opção “Pagamento”. Após isto, o aplicativo irá solicitar um valor e redirecionar para a criação de conta;
- Na página de criação, é preciso aceitar os termos da plataforma e criar uma senha de 6 digítos;
- Após isto, será preciso informar nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros;
- O cartão será verificado junto ao banco, que deverá enviar um código via SMS, e-mail ou no próprio aplicativo.
Segundo o WhatsApp, toda compra vai demandar o uso da senha ou reconhecimento biométrico do celular.
A grande promessa das compras por WhatsApp será facilitar o processo tanto para o consumidor quanto para o empresário, que poderá realizar a operação completa pelo aplicativo.