Inovação

Compras por voz: conheça o futuro do e-commerce

26 ago 2021, 18:43 - atualizado em 26 ago 2021, 18:43
No mesmo caminho está o uso de assistentes de voz, como a Alexa e o Google. Dados da consultoria Ilumeo revelam que o uso dessa tecnologia aumentou 47% (Imagem: Pixabay/rswebsols)

Se, anos atrás, realizar compras pela internet não era comum, por conta do medo e da desconfiança, imagine comprar apenas com um comando de voz? Pois é, as novas tecnologias causam mudanças no comportamento do consumidor, e o que antes era apenas uma possibilidade se tornou uma realidade e vem conquistando novos adeptos.

No Brasil, ainda estamos engatinhando rumo a essa transformação. Uma pesquisa realizada pela consultoria especializada em consumidores, Uberall, com 73 mil negócios brasileiros de médio e grande porte, mostra que apenas 4% das plataformas de e-commerce oferecem a otimização necessária para realizar compras por voz.

Em meio a uma porcentagem tão pequena quanto essa, as empresas que decidirem agora investir esforços sairão na frente e terão muito sucesso no mercado nacional.

Foi assim com o comércio eletrônico, que está batendo recordes de faturamento. De acordo com um estudo da FIS, empresa de tecnologia financeira, até 2024, o e-commerce deve se tornar responsável por 57% das compras no Brasil.

No mesmo caminho está o uso de assistentes de voz, como a Alexa e o Google. Dados da consultoria Ilumeo revelam que o uso dessa tecnologia aumentou 47% em 2020. Já um levantamento da Kantar indica que, pelo menos três vezes na semana, cerca de 37% dos brasileiros utilizam o comando de voz. Isso demonstra o futuro promissor que uma inovação do tipo pode ter.

Em 2020, o mercado de reconhecimento de voz movimentou cerca de US$ 601 milhões, segundo informações da ComScore, mas, de acordo com estimativas da Juniper Research, o voice commerce pode mobilizar uma quantia de até US$ 80 bilhões em 2023. Não é para menos, pois um dos produtos mais comprados na Black Friday da Amazon no ano passado foi a quarta geração da Echo Dot Alexa.

Esses valores simbolizam um pouco do potencial que a compra por voz, também chamada de voice shopping, tem para virar uma tendência entre o comércio eletrônico. Tudo indica que, nos próximos anos, a jornada dos consumidores seja híbrida e envolva dados e voz. Mas, para atender a essa nova demanda, sites e aplicativos precisam se adaptar.

Não são todos os segmentos que poderão contar com essa funcionalidade. A compra por voz é mais indicada para os itens que são consumidos habitualmente, como alimentos, suplementos, remédios, produtos de higiene e limpeza, entre outros. Afinal, é preciso já ter confiança para adquirir com praticidade, sem ter a necessidade de verificar detalhes.

O futuro está sendo construído hoje, e as empresas que não querem ficar para trás precisam se mexer para conseguir oferecer novas experiências ao consumidor. Com investimento, paciência e atenção aos feedbacks dos clientes, é possível se destacar em meio a um mercado que tem tudo para prosperar bastante por aqui.

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