Varejo

Compras na Black Friday: Como aproveitar as melhores promoções

22 nov 2022, 17:54 - atualizado em 22 nov 2022, 17:55
Black Friday Consumidor EUA Consumo
Serrentino destaca que circular por lojas físicas segue como grande forma de busca por promoções. (Imagem: Reuters/Brendan McDermid)

As compras na Black Friday devem ser guiadas pelo planejamento, defendem especialistas. Em 2022, a data promocional é dia 25 de novembro, mas durante todo o mês lojas anunciam condições especiais.

A planejadora financeira, Myrian Lund, CEO da empresa que leva seu sobrenome, chama a atenção justamente para as compras mais caras do que parecem – por isso, defende, é preciso saber dos preços dos produtos pretendidos antes do mês de novembro.

Como a Black Friday 2022 já está próxima, Lund recomenda que o consumidor, se possível, espere para a data do próximo ano. “A compra tem que ser como planejar as suas férias: você não consegue fazer de uma hora para outra”, afirma.

A especialista diz ver flutuações significativas de promoções durante novembro e nota que há muitos preços melhores, no Brasil, antes mesmo da data oficial.

Segundo a planejadora financeira, há bons descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, passagens aéreas, entre outros, a preços que não são comparáveis nem mesmo aos do Natal.

“Este é um ótimo mês para você fazer assinatura de jornais e de serviços no geral”, comenta. “Fazendo uma assinatura agora, daria para assinar novamente em uma nova Black Friday”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Onde aproveitar a Black Friday

O consultor em varejo Alberto Serrentino, sócio da Varese Retail, diz que o uso de marketplaces e do Google Shopping estão entre as melhores opções de ferramentas de pesquisa de preços na Black Friday.

Serrentino destaca que circular por lojas físicas segue como grande forma de busca por promoções. “Tem que circular e ter paciência”, comenta. “Há muitas promoções boas off-line”.

Outra dica, diz o consultor, é privilegiar empresas de boa reputação, que tenham bons índices no Reclame Aqui e com as quais o consumidor já tenha uma boa relação, “inclusive no pós-venda”.

O sócio da Varese Retail ressalta que as pesquisas são necessárias porque, de fato, nem todas as condições de preços são vantajosas. “Os melhores negócios são feitos por clientes que planejam”.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!