Economia

Compras de ativos têm que acabar antes de alta de juros, diz vice-presidente do BCE

23 fev 2022, 10:17 - atualizado em 23 fev 2022, 10:17
Luis de Guindos
“Vamos avaliar os dados, as projeções e então reajustaremos as compras de ativos se necessário e veremos quando uma alta dos juros poderá acontecer”, disse De Guindos (Imagem: REUTERS/Johanna Geron)

O vice-presidente do Banco Central Europeu, Luis de Guindos, disse nesta quarta-feira que a instituição precisará primeiro encerrar as compras de ativos para que depois as taxas de juros possam subir.

“Vamos avaliar os dados (macroeconômicos), as projeções e então reajustaremos as compras de ativos se necessário e veremos quando uma alta dos juros poderá acontecer”, disse De Guindos em um evento financeiro em Madri.

Mis cedo nesta quarta-feira, o membro do BCE Robert Holzmann disse que o banco pode começar a elevar os juros antes de encerrar seu programa de compra de títulos, desafiando a visão do banco sobre a sequência de seus movimentos de política monetária.

Com a inflação atingindo novas máximas recordes nos últimos meses, o BCE recuou recentemente de sua promessa de não elevar os custos dos empréstimos este ano, mas mantém há tempos que o fim das compras de títulos virá antes de qualquer aumento de juros.