Comprar imóvel vai ficar mais fácil? Entenda a modalidade ‘FGTS Futuro’
Quem busca financiar o próprio imóvel poderá, em breve, contar com mais um recurso para isso: o FGTS Futuro. De acordo com informações do jornal O Globo, o governo pretende liberar em março a nova modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Criado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, o projeto foi mantido pelo governo Lula, que irá regulamentá-lo. Com a medida, os trabalhadores podem utilizar a contribuição que ainda será depositada — vinculada ao FGTS — no pagamento do financiamento.
Ainda conforme informações dO’Globo, o benefício será primeiro liberado para beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), com foco na Faixa 1, composta por famílias com renda mensal de até R$ 2.640. O intuito é testar o FGTS Futuro e então ampliá-lo para todos os contemplados pelo MCMV.
- Petrobras (PETR4) pode distribuir mais dividendos extraordinários? Analista comenta os números apresentados no relatório de produção do 4T23; Assista ao Giro do Mercado abaixo e saiba se vale a pena ter as ações para receber uma fatia:
Como funciona o FGTS Futuro?
Na prática, o FGTS Futuro permitirá o financiamento de um imóvel mais caro, mas ainda assim com uma parcela menor e dentro do que é permitido comprometer da renda mensal. Isso porque o valor depositado pelo empregador será automaticamente destinado para o pagamento da parcela.
Com isso, as principais vantagens são a ampliação da capacidade de pagamento do imóvel, além de elevar a capacidade de comprometimento de renda familiar.
No entanto, o ponto de atenção é que, no caso da perda do emprego — e do FGTS –, é preciso arcar com as parcelas.