BusinessTimes

Compra de campo de Frade da Petrobras é “prioridade máxima”, diz PetroRio

13 abr 2020, 18:14 - atualizado em 13 abr 2020, 18:14
Petrorio
A operação, que traz a expectativa de aumentar a receita e reduzir custos da petroleira independente, foi anunciada em novembro de 2019 (Imagem: Instagram Petrorio)

A petroleira brasileira PetroRio (PRIO3) tem como “prioridade máxima” concluir a compra de 30% do campo de Frade, na Bacia de Campos, da Petrobras (PETR3PETR4), apesar da atual crise na indústria do petróleo devido à pandemia do novo coronavírus, disse à Reuters um executivo da companhia.

A operação, que traz a expectativa de aumentar a receita e reduzir custos da petroleira independente, foi anunciada em novembro de 2019, por 100 milhões de dólares.

Operações como essa demoram cerca de um ano para obter todas as autorizações e ser concluída, afirmou George Kassab, diretor de Relações com Investidores da PetroRio, sem dar um prazo específico para a finalização, que demanda aprovações internas e de órgãos reguladores.

Com o fechamento do negócio, a petroleira passará a deter 100% do ativo.

A transação é uma das nove vendas de ativos assinadas pela Petrobras entre 2018 e 2020 e que estão ainda pendentes de fechamento, somando um total de 2,76 bilhões de dólares, segundo relatório recente publicado pela petroleira estatal.

“A nossa prioridade máxima é pagar esses 30% da Petrobras, porque isso aumenta nossa receita, reduz o nosso ‘lifting cost’ e torna a gente ainda mais competitivo”, disse Kassab, em uma entrevista por telefone.

“Isso está na nossa previsão de fluxo de caixa e (a transação) cabe no nosso bolso.”

O executivo explicou que a petroleira fechou 2019 com um caixa confortável e conta com operações de hedge que irão contribuir com a receita no primeiro semestre deste ano, ajudando a lidar com o cenário complicado que a indústria de petróleo enfrenta hoje, com queda na demanda devido à pandemia do novo coronavírus.

A PetroRio iniciou 2020 com posição de caixa de 183 milhões de dólares e um volume de 93 milhões de dólares em contas a receber “que se materializou durante os meses de janeiro e fevereiro”.

Outro grande objetivo para a PetroRio será concluir uma operação que envolve a compra de plataforma do tipo FPSO OSX-3, por 140 milhões de dólares (Imagem: REUTERS/Nerijus Adomaitis)

Além disso, realizou em janeiro operações de hedge para parte relevante de sua produção no primeiro e segundo trimestres, com as quais travou um preço piso para o petróleo de 65 dólares por barril –uma proteção importante em momento em que barril é negociado a metade daquele valor.

Outro grande objetivo para a PetroRio será concluir uma operação que envolve a compra de plataforma do tipo FPSO OSX-3, por 140 milhões de dólares, conjuntamente com a aquisição de 80% no campo de Tubarão Martelo, onde está a embarcação, cujo negócio foi anunciado em fevereiro.

As duas transações, segundo a PetroRio, irão permitir a integração entre os campos de Polvo, já operado por ela, e Tubarão Martelo, ambos na Bacia de Campos.

Por outro lado, Kassab pontuou que a companhia anunciou ao mercado no mês passado uma revisão do plano de negócios, que postergou investimentos para se “readequar” ao novo cenário da indústria em meio à pandemia.

“Por conta do Covid-19 e do preço do Brent, nós descartamos qualquer investimento em poços novos em Frade e em Polvo pelos próximos 12 meses”, frisou.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar