Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Complexo soja mira os 100 milhões/t em exportação até final do ano

Giovanni Lorenzon - 06/11/2019 - 15:05
milho soja agronegócio
Exportações de soja, farelo e óleo estão levando o País a ultrapassar 84, 2 milhões/t no acumulado no ano (Imagem: REUTERS/Daniel Acker)

A dois meses de completar o ano o complexo soja leva jeito de emparelhar os 100 milhões de toneladas em exportações. Na tabela dos três itens, o óleo de soja apresenta volume menor, no entanto, a participação é tradicionalmente baixa perto do farelo e, naturalmente, do grão.

De janeiro a outubro o País exportou 84,2 milhões/t.

A expectativa com a soja in natura é fechar 2019 com 75 milhões/t, de acordo com Vlamir Brandallize, analista, que se baseia nos dados até aqui divulgados pela Secex e nas escalas de negócios reportadas pelo mercado.

Até outubro, o acumulado havia atingido 69,6 milhões/t, apesar de que no mês, as vendas externas de 4,6 milhões/t haviam sido menores que no mesmo mês de 2018.

O óleo vem perdendo terreno pelo aumento do consumo pelas indústrias, pelo consumidor e, mais ainda, pela demanda do biodiesel, que deixam pouco espaço para os embarques.

De janeiro a outubro, as vendas externas totais somaram 964,7 mil/t. Nesse período, as vendas de farelo somaram 13,5 milhões/t e, segundo o analista da Brandalizze Consulting, está com desempenho mensal normal.

Em outubro as exportações de farelo foram de quase 1,4 mulhão/t, o que demonstra que a crise da suinicultura na China e em outros asiáticos não derrubou a demanda.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

 

 

 

 

Leia mais sobre: Agronegócio, Commodities, Soja

Última atualização por Giovanni Lorenzon - 06/11/2019 - 15:05