BusinessTimes

Compass: Com Gaspetro, mercado pode voltar a pensar em IPO

23 jun 2022, 15:01 - atualizado em 23 jun 2022, 15:01
Cosan
Cade aprovou: Compass está pronta para iniciar a consolidação da Gaspetro (Imagem: YouTube/Cosan)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, sem restrições, a aquisição de 51% da Gaspetro pela Compass, subsidiária de gás natural da Cosan (CSAN3).

O valor da aquisição anunciado um ano atrás é de R$ 2,03 bilhões pela fatia de 51% da Petrobras (PETR3;PETR4) na empresa, que possui controle e participações menores em 18 companhias de distribuição de gás espalhados no Brasil, atendendo cerca de 600 mil clientes e vendendo 18 milhões de m³ do combustível por dia.

A aprovação é uma ótima notícia para a Cosan e o desenvolvimento das operações da Compass, avalia o BTG Pactual (BPAC11).

Embora o cenário mais provável projetado pelo banco era o de parecer favorável, a instituição notou que pressões crescentes de outros mercados participantes poderiam levar a um resultado diferente.

Agora, a Compass está pronta para iniciar a consolidação da Gaspetro.

A companhia anunciou que pretende vender até 12 empresas de distribuição de gás em que a Gaspetro possui participação. Na avaliação do BTG, a Compass deve preferir pela venda de ativos em que a Gaspetro não detém controle e que estão localizados em regiões menos estratégicas.

Mas, mais do que isso, a aquisição da empresa pode fazer com que a Cosan volte a rever o processo de abertura de capital de sua controlada.

Em 2020, a Cosan cancelou a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Compass, alegando na ocasião que as condições do mercado estavam deterioradas.

Agora, com a aquisição na Gaspetro, o BTG vê um cenário mais favorável para a realização de um IPO pela Compass, considerando os benefícios que a Gaspetro traz para o portfólio da companhia.

“Atualmente, estamos avaliando 100% da Compass a R$ 18,8 bilhões, o que ainda não considera qualquer valor atribuído a Gaspetro ou Sulgas”, diz o banco.

O BTG tem recomendação de compra para as ações da Cosan.

Receba as principais notícias de Comprar ou Vender!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Comprar ou Vender e receba, todos os dias (de segunda a sexta-feira), uma seleção com as principais notícias e apontamentos sobre as carteiras de bancos e corretoras, além de um produto exclusivo: a Carteira Money Times, o maior consenso do mercado. Clique aqui para se cadastrar!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar