Companhia aérea Volaris irá aceitar bitcoin como pagamento em El Salvador
Com sede em El Salvador, a subsidiária da Volaris, companhia aérea de baixo custo, irá aceitar pagamentos em bitcoin (BTC), segundo tuítes da conta presidencial do país, que foram confirmados pela companhia.
A nova lei bitcoin em El Salvador exige que todos os estabelecimentos comerciais no país aceitem a criptomoeda como forma de pagamento, desde que tenham a tecnologia adequada para isso.
“O site da Volaris é internacional e coopera com as medidas das jurisdições onde tem operações”, afirmou a companhia aérea em uma declaração via e-mail, compartilhada com o The Block.
“Estamos trabalhando para oferecer aos nossos clientes a opção de pagar serviços no aeroporto em bitcoin”, acrescentou a empresa, referindo-se às suas operações no país caribenho.
Apesar de a conta presidencial no Twitter ter citado o presidente Nayib Bukele, como afirmando que a Volaris seria “a primeira companhia aérea do mundo a aceitar bitcoin e, é claro, a carteira digital Chivo”, diversas companhias já anunciaram que aceitariam a criptomoeda, apontou a Reuters.
Entre essas companhias, uma que se destaca é a Air Baltic, da Letônia, que anunciou em 2014 que seria a primeira companhia aérea a aceitar bitcoin e, recentemente, adicionou outras criptomoedas, incluindo bitcoin cash (BCH), ether (ETH) e dogecoin.
Em 2015, a fornecedora de serviços de pagamentos Openpay disse que a empresa mexicana TAR Airlines seria a “primeira companhia aérea da América Latina” a aceitar bitcoin.
Com sede em Los Angeles, Surf Air, que oferece voos fretados por meio de planos de filiação, disse que começaria a aceitar a criptomoeda em 2017.
A ferramenta para agendamento de voos Alternative Airlines também permite aos viajantes a oportunidade de reservar passagens aéreas usando bitcoin, mesmo para companhias que não oferecem diretamente a criptomoeda como forma de pagamento.
O presidente salvadorenho discursou em um evento para marcar a inauguração da nova subsidiária da companhia aérea em El Salvador. A Volaris é conhecida por sua extensa operação no México, mas também tem subsidiárias em outros países, como Costa Rica e, agora, em El Salvador.