Companhias Aéreas

Companhia aérea vai oferecer aluguel de roupas para reduzir bagagens de passageiros; entenda

09 jul 2023, 13:18 - atualizado em 09 jul 2023, 13:18
Japan Airlines
Japan Airlines lança programa de aluguel de roupas para turistas no país (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A Japan Airlines inovou na oferta de viagem com pouca bagagem para os seus passageiros. A fim de viabilizar que nada mais do que uma mala de mão seja necessária, a companhia aérea lançou um programa de aluguel de roupas, informou o jornal norte-americano, The Washington Post.

O programa “Any Wear, Anywhere” (“Qualquer roupa, em qualquer lugar”, em tradução livre) propõe que os viajantes com destino ao Japão possam reservar roupas que serão entregues na acomodação, criando uma “experiência de viagem com bagagem mínima”, conforme comunicado da companhia.

Para tanto, Sumitomo, uma das maiores empresas de comércio do país, cuidará da aquisição, lavagem e entrega dos itens, que serão separados a partir do excesso de estoque e roupas usadas.

Como vai funcionar o programa do Japan Airlines

O programa vai oferecer roupas em diversos tamanhos, do pequeno ao extra grande, em estilos “casual” e “smart casual”, que propõe roupas mais formais.

Sendo assim, uma combinação de roupas femininas “smart casual” inclui um casaco preto, três suéteres, duas blusas, dois pares de calças largas e uma saia. Já o básico casual de inverno para homens, por exemplo, pode incluir uma jaqueta puffer, dois suéteres, dois pares de calças e um moletom.

Em relação aos preços, os valores iniciais estão em cerca de US$ 28. O programa foi inaugurado na última quarta-feira (5).

Iniciativa sustentável

A iniciativa tem objetivo sustentável, conforme informou o jornal norte-americano. A Japan Airlines busca monitorar mudanças no peso da bagagem despachada e, a partir disso, mapear como impacta nas emissões de carbono das aeronaves, durante um teste com duração de 14 meses.

Conforme o jornal Nikkei, a iniciativa é mais uma das companhias aéreas em prol do clima, em meio aos altos níveis de emissão de carbono da indústria.

O site de aluguel aponta que abrir mão de cerca de 10 kg de bagagem em um voo de Nova York a Tóquio reduz as emissões de carbono em cerca de 7,5 kg, o que equivale a 78 dias sem usar um secador de cabelo.

Na avaliação do professor e especialista em cadeia de suprimentos da Universidade de Minnesota, Saif Benjaafar, ouvido pelo The Washington Post, o tipo de programa proposto pela Japan Airlines frequentemente falha na entrega da promessa ambiental, visto que o serviço de aluguel cria outras demandas.

“Nesse caso particular, a Japan Airlines pode conseguir reduzir sua pegada de carbono, mas à custa de criar novas emissões devido ao negócio de aluguel”, explica.

* Com The Washington Post

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar