Geral

Como ter conta prata ou ouro no gov.br? Veja passo a passo e quais os benefícios

15 mar 2023, 16:10 - atualizado em 15 mar 2023, 16:10
conta prata ou ouro
Conta prata ou ouro aumenta o nível de segurança dos dados (Imagem: Reprodução)

As Contas gov.br Bronze, Prata e Ouro são Níveis de Autenticação que buscam ser um recurso de segurança da informação da identidade.

Segundo o portal do Governo, os três níveis da conta gov.br refletem a forma como ela é criada ou validada e diferenciam algumas características da conta, como:

  • grau de segurança no processo de validação dos dados do usuário ao criar a conta gov.br, ou seja, quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados;
  • os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e
  • as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.

Dessa forma, quanto maior a segurança da validação dos dados do usuário, em bases da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Benefícios de ter conta prata ou ouro

O nível prata ou ouro é solicitado para diversas atividades ligadas ao Governo Federal, dentre elas a consulta e recuperação de valores a receber e a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023.

No caso da consulta dos valores a receber, a exigência se deve ao sigilo bancário, visto que é preciso uma conta com maior nível de segurança para consultar dados pessoais e realizar a transação.

Já no caso do IR, neste ano, contribuintes podem utilizar a declaração pré-preenchida sem a necessidade de certificado digital, facilitando o processo de entrega do IR. Contudo, é exigida a conta nível prata ou ouro.

Imposto de Renda 2023: Como fazer a declaração pré-preenchida?

Como subir a conta?

O Governo indica os caminhos para cada tipo de conta. Confira o passo a passo para cada um:

Bronze

Seguindo qualquer um desses passos para criação da conta, o nível é bronze:

  • Receita Federal: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados na Receita Federal;
  • INSS: Cadastro via formulário online para validação dos seus dados no INSS;
  • INSS: Cadastro via atendimento presencial nas Agências do INSS;
  • Senatran: Validação dos seus dados via atendimento presencial nos postos da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).

Prata

Segundo o portal do Governo, para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata, você pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

  • Senatran: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Carteira de Habilitação (CNH);
  • Bancos: Validação dos seus dados via internet banking de um banco credenciado;
  • Sigepe: Validação dos seus dados com usuário e senha do SIGEPE, se você for servidor público federal;

Ouro

Para aumentar o nível da conta gov.br de prata para ouro, você também pode utilizar o aplicativo gov.br e seguir as orientações, e pode também logar na sua conta gov.br e aumentar o seu nível em “Selos de Confiabilidade”.

  • Justiça eleitoral: Reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Certificado digital: Validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.