Como sextar de ressaca: possibilidade de nova alta na taxa de juros nos EUA pressiona Ibovespa; confira o que mexe com o mercado hoje
A sexta-feira chegou e uma onda de calor inclemente castiga o Brasil de norte a sul. Tudo muito propício para entrar de carrinho na jaca.
Mas como sextar quando se está de ressaca? Pode até não ser o seu caso, mas certamente é o caso de quem investe em bolsa no Brasil.
O Ibovespa amargou queda de 2,15% na quinta-feira e muita gente ficou sem entender bem a magnitude do tombo, mas o responsável pela situação tem nome e sobrenome: Federal Reserve.
Na última Super Quarta, o Fed, como é conhecido o banco central norte-americano, manteve os níveis de suas principais taxas de juros. No entanto, ele deixou a porta escancarada para uma nova alta ainda em 2023.
Por mais que o Comitê de Política Monetária (Copom) do nosso Banco Central (BC) esteja no início de um ciclo de alívio monetário, a perspectiva de juros mais altos por ainda mais tempo nos EUA afasta os investidores internacionais de mercados emergentes como o Brasil.
É preciso lembrar que os investidores estrangeiros foram os responsáveis pela esticada do Ibovespa até o fim de julho — e que a saída em massa deles em agosto deixou o Ibovespa nesse limbo das últimas semanas.
O cenário de juros ainda indefinido nas economias desenvolvidas complica consideravelmente o trabalho do Copom e inibe o retorno dos estrangeiros à bolsa. E o mais provável é que eles esperem uma sinalização dos investidores institucionais locais antes de marcarem seu retorno. Enquanto isso, o dinheiro deles flui para a renda fixa e para o dólar.
Para evitar a ressaca e seus sintomas, a cobertura de mercados do Seu Dinheiro é o melhor antiácido disponível para esta sexta-feira.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
COMO PODE?
A Selic caiu, mas retorno esperado para CDBs, Tesouro Selic e outras aplicações de renda fixa pós-fixada é maior do que antes dos cortes. As projeções para os juros para dois anos ainda são de queda, mas estão maiores do que antes de o ciclo de queda da taxa básica começar; entenda.
METEORO DE POWELL
Bomba do Banco Central dos EUA faz bitcoin cair mais de 2% — e criptomoedas podem sentir um ‘segundo impacto’ ainda este ano; entenda. Doze dirigentes do Fed sinalizaram no gráfico de pontos que acompanha o comunicado que a taxa de referência deve encerrar 2023 entre 5,50% e 5,75%.
QUEM VAI LEVAR?
Três pretendentes: Na busca de compradores, Natura (NTCO3) encontra mais interessados na The Body Shop. Além da Elliot Advisors, outras duas empresas britânicas entraram nas negociações; os valores das ofertas não foram divulgados.
SATISFAÇÃO GARANTIDA OU…
GetNinjas (NINJ3) vai devolver dinheiro para os acionistas após fiasco das ações na B3. O Conselho de GetNinjas aprovou uma proposta de redução do capital de R$ 223,5 bilhões, equivalente a R$ 4,40 por ação, exatamente a cotação de fechamento dos papéis da NINJ3 ontem.
SEXTOU COM O RUY
O que rende mais: dividendos ou a conta do Nubank que paga 1% ao mês? Nos últimos 12 meses a conta do banco conseguiu um retorno de 13%, e com risco muito menor do que as ações que pagam dividendos. Mas, segundo o colunista Ruy Hungria, a mamata vai acabar com a queda da Selic.
FINANÇAS
Crédito mais barato: Caixa e Banco do Brasil cortam juros para pessoas físicas e empresas após redução na Selic pelo Copom; veja as novas taxas. Para o presidente da Febraban, a redução da Selic indica um mercado de crédito menos pressionado à frente, com “menor pressão das condições financeiras e da inadimplência”.
DESTAQUES DA BOLSA
Magazine Luiza (MGLU3) puxa perdas do Ibovespa e já acumula queda de mais de 20% em 30 dias; Sabesp (SBSP3) sobe. As bolsas no Brasil e no exterior reagem com cautela às decisões sobre juros aqui e nos Estados Unidos.
ALERTA DE PROVENTOS
Dividendos e JCP: Lojas Renner (LREN3) anuncia pagamento milionário de proventos e B3 (B3SA3) ajusta valor; confira. Têm direito a receber o JCP os acionistas que tiverem ações da varejista até o dia 26 de setembro.
EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Saraiva vai virar ‘Amazon brasileira’? Livraria confirma decisão de demitir funcionários e migrar totalmente pro e-commerce. São 33 lojas físicas em operação, sendo que o estado de São Paulo concentra a maior parte delas, com 11 unidades.
Uma boa sexta-feira e um excelente fim de semana para você!