Como se posicionar na Bolsa em abril? Bradesco sugere 4 portfólios
A equipe de análise do Bradesco BBI produziu quatro portfólios diferentes para os investidores neste mês de abril, mostra um relatório enviado a clientes. O documento produzido pelo estrategista para pessoa física José Cataldo lembra que o mês de março foi marcado pelo início da tramitação da reforma da Previdência. O fato foi suficiente para levar o Ibovespa aos 100 mil pontos.
“A partir de agora, o que era expectativa terá que se provar com o avanço da PEC. Portanto, todos os sinais relacionados à capacidade de negociação do governo e o ‘tamanho’ da reforma serão sintomáticos para o rumo dos ativos no Brasil. Acreditamos que as próximas semanas serão fundamentais no trâmite da PEC no Congresso, momento este que poderá ser acompanhado de maior volatilidade nos negócios”, avalia.
Cataldo, contudo, não altera a sua visão de que a relação risco e retorno para o investimentos em ações segue favorável. “Seguimos vendo sinais de recuperação dos lucros das empresas listadas (vide os últimos relatórios trimestrais), potencial queda nos prêmios de risco, em meio a um cenário de valuation atrativo”, argumenta o analista.
Veja outras carteiras recomendadas
Como se posicionar
As indicações do Bradesco continuam a pender para as empresas com o foco no mercado interno e em um melhor momento para os resultados.
As ações de exportadoras, que se beneficiam de dólar mais alto, são boas opções de hedge para carteiras (como Suzano), além de companhias com maior previsibilidade de em seus fluxos de caixa.
“Diversificação e seletividade serão ainda mais importantes nos momentos de volatilidade que deverão acontecer”, conclui.
Top 10
A carteira Top 10 teve a retirada das ações da Duratex (DTEX3) e Embraer (EMBR3). Em seus lugares foram incluídos os papéis da Rumo (RAIL3) e Pão de Açúcar (PCAR4).
Dividendos
Para o mês de abril, o Bradesco realizou apenas uma mudança. Saem os papéis do Banco do Brasil (BBAS3) para abrir espaço aos da B3 (B3SA3).
Arrojada
O portfólio tem Pão de Açúcar (PCAR4) e Tenda (TEND3) como novidades. Os ativos do Banco do Brasil (BBAS3) e Usiminas (USIM5) foram retirados.
Small Caps
A carteira de abril traz duas mudanças. As ações da Cesp (CESP6) e Sanepar (SAPR11) dão adeus à lista e as units da Alupar (ALUP11) e Randon (RAPT4) chegam para completá-la.