AgroTimes

Como receber proventos da Raízen (RAIZ4) e mais notícias que bombaram no Agro Times

24 abr 2022, 11:30 - atualizado em 23 abr 2022, 13:38
Boi Gordo Nelore Agropecuária Agronegócio
Confira os principais destaques do noticiário que mexeram com o agronegócio ao longo da semana, que você encontra aqui no Agro Times (Imagem: Unsplash/Juliana Amorim)

Nesta semana, alguns dos acontecimentos no agronegócio ganharam maior destaque entre os usuários e entusiastas desse setor.

Confira abaixo as cinco notícias mais lidas do Agro Times:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5° lugar: Vendas de carnes à Rússia podem piorar e consultor alerta para dificuldades em seguir desviando mercado

As exportações brasileiras de carnes para a Rússia sentiram as dificuldades para o comércio criadas pelas potências ocidentais após a invasão da Ucrânia e tentam se acomodar desviando produtos para outros destinos.

Ainda houve um fluxo de proteína de boi, suínos e frangos àquele mercado em março, porém em queda livre sobre janeiro e fevereiro. Só em carne de porco, o recuo sobre fevereiro atingiu 2,575 mil toneladas.

Como as sanções ao fluxo de recursos de e para lá vieram nos primeiros dias de março, e a exclusão do sistema Swift deu-se um pouco mais para o meio do mês, fica a expectativa de que o mês ‘cheio’ de abril mostre um cenário piorado, detecta o consultor em comércio exterior, Michel Alaby.

✍️REPORTAGEM: GIOVANNI LORENZON

LEIA MAIS.

4° lugar: Dentro ou fora do IBOV, cresce o potencial de liquidez de mais ações do agro. Veja lista

Procurar um investimento em ação de empresas do agronegócio com boa liquidez, mesmo que não faça parte das mais negociadas do Ibovespa (IBOV), já está com um número cada vez maior de opções para aqueles que precisam manter reservas de emergências ou para as grandes “baleias” internacionais que não montam posições de médio e longo prazos na B3 (B3SA3).

Mesmo que a opção de fazer dinheiro rápido, operando no day trade, seja apenas uma das pontas do tripé desejável – completado por rentabilidade (maior entre as carteiras de prazos mais longos) e segurança -, ao menos a lista de tickers do agro com esse fundamento vai crescendo.

✍️REPORTAGEM: GIOVANNI LORENZON

LEIA MAIS.

?3° lugar: Navios com fertilizante russo chegam ao Brasil apesar de sanções

Apesar da preocupação de que as sanções contra a Rússia causem um déficit de fertilizantes no Brasil, dados preliminares de embarque mostram pedidos sendo atendidos e navios se direcionando ao Brasil, potencialmente permitindo uma temporada normal de plantio de grãos.

Pelo menos 24 navios transportando quase 678 mil toneladas de fertilizantes russos devem chegar aos portos do Brasil nas próximas semanas, de acordo com dados preliminares de embarque compilados pela Agrinvest Commodities e vistos pela Reuters nesta segunda-feira.

✍️REPORTAGEM: REUTERS

LEIA MAIS.

?2° lugar: Ibovespa em 135 mil pontos: Confira 3 ações do agronegócio para aproveitar a Bolsa barata

De uma maneira geral, o Ibovespa (IBOV) está barato ao redor dos atuais 115 mil pontos e Ativa Investimentos indica a compra de pelo menos três ações do agronegócio brasileiro para aproveitar a Bolsa barata até o final do ano.

Não é um mero achismo dizer que o Ibovespa, o principal índice da B3 (B3SA3) está bem descontado.

Afinal das contas é o que aponta os fundamentos sob o ponto de vista Preço/Lucro, dado que o mercado tem revisado para cima as estimativas de lucro das empresas que compõem o índice.

✍️REPORTAGEM: LUCAS EURICO SIMÕES

LEIA MAIS.

?1° lugar: Raízen (RAIZ4) distribuirá juros sobre capital próprio na próxima semana; veja condições

Será pago o montante bruto de R$ 0,02776058936 por ação, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de março de 2022 (Imagem: Divulgação/ Facebook Raízen)

Raízen (RAIZ4) anunciou que pagará juros sobre capital próprio (JCP) aos acionistas no fim deste mês.

Em documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (20), a companhia informou que seu conselho de administração aprovou a distribuição dos proventos na próxima semana, dia 27.

Será pago o montante bruto de R$ 0,02776058936 por ação, referente ao período de 1º de janeiro a 31 de março de 2022. O pagamento estará sujeito à incidência de 15% de imposto de renda retido na fonte, exceto a acionistas imunes ou isentos.

✍️REPORTAGEM: DIANA CHENG

LEIA MAIS.