Entretenimento

Como o show de Beyoncé mexeu com inflação de um país inteiro

16 jun 2023, 13:46 - atualizado em 16 jun 2023, 14:39
Beyoncé inflação
Inflação alcançou 9,7% no mês de maio e uma história (Imagem: Adobe Stock/Montagem: Giovanna Figueredo)

Beyoncé está na estrada para promover o seu último álbum, Renaissance. E como era de esperar, o sucesso estrondoso da cantora está atraindo legiões de fãs por onde ela passa.

Na Europa, a artista escolheu começar a Renaissance Tour pela Suécia. Mas a sua passagem pelo país escandinavo, que ocorreu em maio, está repercutindo para além da superprodução que a artista coloca em palco.

De acordo com o economista-chefe do banco dinamarquês Danske Bank, a chegada de milhares de fãs à Estocolmo pode ter feito com que a inflação sueca viesse acima do consenso esperado por analistas. A leitura esperada de  9,4%, no acumulado de 12 meses foi confrontada por uma leitura real de 9,7%.

Este ‘vão’ de 0,3 ponto percentual veio de um aumento inesperado na tarifa de hotéis e atividades de lazer. O economista disse à BBC que não culpa Beyoncé pela inflação na Suécia, mas a demanda de proporções globais para vê-la cantar pode ter influenciado no resultado.

Corroborando a visão do Danske Bank, o levantamento feito pelo Airbnb na capital sueca mostrou que as buscas por acomodações tiveram uma alta considerável nos preços.

A Suécia não é o único país a registrar inflação alta na Europa. O continente vive com preços altos desde o início da guerra da Ucrânia, quando choques de oferta em energia levaram a um efeito inflacionário em cascata que logo atingiu outros setores da economia.

Beyoncé deverá vir ao Brasil em 2023

Há grande expectativa para que Beyoncé promova a Renaissance Tour no Brasil. Porém, o jornalista José Norberto Flesch, que costuma a acertar suas previsões, as datas devem ser anunciadas só no ano que vem.

Beyoncé veio para o Brasil pela primeira vez em fevereiro de 2010, e se apresentou São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador. A cantora já se apresentou no Rock in Rio e fez shows solo em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza.

Agora, é rezar para que a cantora não mexa muito com os preços por aqui.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar