Mercados

O dia seguinte: como mercado reagiu ao debate entre Kamala Harris e Donald Trump, segundo analista

11 set 2024, 19:10 - atualizado em 11 set 2024, 19:10
trump-kamala-harris-debate-mercados
Como o mercado reagiu ao debate entre Kamala Harris e Donald Trump; confira a opinião de analista (Imagem: iStock/davincidig)

O primeiro debate entre Donald Trump e Kamala Harris, que ocorreu nesta terça (10) e que foi promovido pela rede ABC News, gerou grandes repercussões no mercado. Além disso, o aumento das expectativas sobre os cortes de juros, após o índice de inflação ao consumidor nos Estados Unidos, o CPI , divulgado hoje (11), também ajudou a impulsionar os índices em Nova York.

Wall Street fechou em alta, com Nasdaq subindo 2,17%, S&P 500 +1,07% e Dow Jones 0,31%. O dólar perdeu a força ante o real, fechando em R$ 5,64 no valor de mercado.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado

De acordo com Sydney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos, o mercado financeiro reagiu positivamente, refletindo as expectativas dos investidores quanto aos potenciais impactos econômicos de cada candidato.

Foi nítido que após o debate, tivemos uma queda no valor do dólar, enquanto os futuros de ações norte-americanas apresentaram sinais de fraqueza”, explicou. “Essa movimentação sugere que os investidores viram o desempenho de Harris como mais positivo, com uma percepção de que sua possível vitória poderia trazer maior estabilidade”.

Por outro lado, o analista ressalta que os  setores que têm apoio de Trump, como petróleo e gás, foram impactados negativamente. 

“A continuidade de Trump significaria uma abordagem mais desregulatória, com foco em cortes de impostos e menos intervenções econômicas, o que tende a favorecer setores como o de energia tradicional e grandes corporações”, afirmou.

Contudo, caso Harris ganhe as eleições, Lima acredita que os investidores podem esperar uma política econômica focada em ampliar o apoio governamental a setores como tecnologia verde, infraestrutura e combate às mudanças climáticas. 

De acordo com o analista, o mercado pode antecipar uma postura mais regulatória, com potencial aumento de impostos sobre corporações e os mais ricos, o que pode causar volatilidade no mercado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar