BusinessTimes

Como o mercado pode reagir aos dados de produção da Vale (VALE3) nesta quarta?

31 jan 2023, 20:08 - atualizado em 31 jan 2023, 20:08
Vale
ADRs da Vale caem no after market em Nova York após divulgação de dados de produção e vendas (Imagem: Bloomberg)

A Vale (VALE3) reportou números de produção de finos de minério de ferro ligeiramente abaixo do esperado no quarto trimestre de 2022, considerando as expectativas da equipe de análise da Ativa Investimentos.

A corretora tinha a previsão de 83 milhões de toneladas de minério de ferro, contra os 80,8 milhões de toneladas apresentados pela mineradora no relatório de produção e vendas do período.

“Temos uma leitura marginalmente negativa do número apresentado e acreditamos que a maior necessidade de compras de terceiros pode se mostrar detratora de margens neste quarto trimestre de 2022”, avalia Ilan Arbetman, em relatório publicado nesta terça-feira (31), logo após a divulgação do relatório.

A Vale disse que houve redução de produção no Sistema Norte, explicada principalmente pelos níveis de chuva sazonalmente maiores e pelo desempenho de Serra Norte.

Nos Sistemas Sudeste e Sul, a produção também caiu trimestre a trimestre, com o impacto das chuvas na região de Minas Gerais. O desempenho do Sudeste ainda foi afetado pela manutenção planejada dos equipamentos de mina de Alegria, enquanto os resultados do Sistema Sul foram impactados por menores compras de terceiros.

No ano, a Vale acumulou uma produção de 307,8 milhões de toneladas de minério de ferro, abaixo da projeção de 310 milhões de toneladas do ingrediente siderúrgico para 2022.

Em relação às vendas de minério de ferro, a Ativa avalia que os números vieram em linha. Arbetman explica que, historicamente, o quarto trimestre concentra o maior hiato entre vendas e produção.

“Neste ano, verificamos um hiato em linha com as expectativas e próximo ao registrado no quarto trimestre de 2021”, afirma o analista. As vendas de finos de minério de ferro e pelotas totalizaram aproximadamente 90 milhões de toneladas nos últimos três meses do ano.

Quanto aos dados de níquel e cobre, a produção ainda segue abaixo das expectativas. Apesar disso, a Ativa vê sinais positivos nos números – principalmente no nível de vendas de níquel e, na divisão de cobre, na melhora no desempenho das minas de Sudbury, Thompson e Voisey’s Bay e o start-up de Salobo III.

“Ademais, a companhia liquidou estoques neste quarto trimestre de 2022 e, assim, deve verificar maior contribuição por parte do segmento nas margens”, completa Arbetman.

Na avaliação do analista, o segmento de metais básicos da Vale começa a dar maiores sinais de seu poder de monetização.

E a reação do mercado?

Pela leitura geral, a Ativa adota uma percepção neutra sobre os dados divulgados pela Vale. Para a corretora, os números operacionais do quarto trimestre da mineradora devem ser recebidos em tom moderado pelo mercado, mesmo com a produção anual terminando abaixo do guidance.

“Em minério de ferro, a forma como a companhia colocou o valor sobre volume em seu Vale Day promovido no início de dezembro dava a impressão sobre a possibilidade de não alcance do guidance atual, o que não deve assustar o mercado”, comenta Arbetman. A Ativa tem recomendação de compra para o nome.

O ADR da Vale (VALE) recuava 0,27% no after market da Bolsa de Nova York, após fechar em alta de 0,92%. Na B3, as ações da companhia marcaram o terceiro pregão consecutivo de queda.