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Como o Mercado Livre (MELI) prepara a maior Black Friday da história da companhia

18 out 2023, 12:41 - atualizado em 18 out 2023, 12:41
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Mercado Livre prevê uma Black Friday melhor do que a do ano passado.

O Mercado Livre (MELI;MELI34) está mais otimista para a próxima Black Friday do que esteve em 2022.

A gigante do e-commerce apresentou, nesta quarta-feira (18), as suas expectativas para a principal data do varejo brasileiro, que acontece no próximo dia 24 de novembro.

Ante um cenário de menor desemprego, desaceleração da inflação e cortes da Selic, executivos da companhia veem condições mais sólidas para a retomada do consumo.

“Devemos bater o crescimento de 18% das vendas observados no ano passado”, disse Julia Rueff, vice-presidente do marketplace do Mercado Livre na apresentação.

Na pesquisa formulada pela empresa junto a consumidores a cerca de hábitos de consumo para a data, o Mercado Livre enxerga oito em cada 10 consumidores interessados em comprar na Black Friday. Além disso, cerca de 50% da base de entrevistados planeja gastar mais este ano do que gastou na data anterior.

Outro fator destacado na pesquisa e que ilustra a expectativa por maior apetite neste ciclo é o aumento no interesse pelo pagamento à vista, o que pode representar até 18% de todo volume transicionado.

Daniel Davanço, head do Mercado Pago no Brasil, anunciou que a plataforma de pagamentos investirá até cinco vezes mais em publicidade para a campanha do que investiu em 2022.

Com isso, o Mercado Pago pretende divulgar benefícios exclusivos para clientes da carteira digital durante o período e medidas de apoio a pequenos e médios empresários que usam a plataforma.

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Mercado Livre prepara maior investimento em Black Friday

“Esse será o maior investimento em marketing feito para a Black Friday”, atestou Rueff.

O Mercado Livre preparou uma estratégia agressiva para as vendas da semana que precede o dia 24 de novembro.

De acordo com Rueff, a empresa argentina aumentará em 50% o valor investimento com marketing, com destaque para a campanha “Tá na mão”, feita em parceria com a Rede Globo e que tem Marcos Mion como garoto propaganda.

Toda vez que Marcos Mion aparecer na televisão apertando mãos — uma referência ao logo da marca — o Mercado Livre disponibilizará um cupom de desconto para compras no site. A campanha já está sendo veiculada na televisão.

De acordo com a vice-presidente do marketplace, o investimento em cupons de desconto para 2023 será 137% maior do que o formado em 2022.

Para a Black Friday, a empresa anuncia uma contratação de 5,6 mil vagas temporárias, com foco no setor de distribuição e logística.

Segundo os executivos do Meli, a medida visa garantir ao e-commerce o ritmo de operação das entregas rápidas, considerada um diferencial da marca pelos entrevistados, durantge o pico de demanda da data especial.

Eletrodomésticos é categoria “estratégica”

Com a melhora da economia brasileira, o Mercado Livre e o Mercado Pago veem consumidores mais preparados para aumentar o ticket médio de suas compras.

De acordo com a pesquisa mostrada, houve um aumento de 3,0 pontos percentuais, de 20% para 23%, entre aqueles que pretendem gastar mais de R$ 2.000 nesta próxima Black Friday, com 96% dos usuários entrevistados almejando compras online.

Esta tendência casa com o ranking de produtos que devem ser mais procurados, de acordo com o Mercado Livre. Aparecem no topo da lista itens de maior ticket médio, como eletrodomésticos, eletrônicos, celulares.

Moda, decoração, alimentos, produtos fitness também aparecem no top 10.

Segundo Davanço, consumidores esperam a Black Friday para fazer compras mais caras, esperando por descontos.

Perguntada sobre a categoria de eletrodomésticos, Rueff a qualifica como “estratégica” para o Mercado Livre, com a empresa buscando fomentar cada vez mais a venda direta dos itens através da plataforma (one party seller).

A chamada linha branca corresponde ao principal mercado do e-commerce brasileiro e vinha sendo dominado por varejistas tradicionais, como Americanas, Magazine Luiza e Casas Bahia.