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Como o Brasil pode ajudar o Japão com produção de combustível de avião a partir de etanol

11 dez 2023, 16:00 - atualizado em 11 dez 2023, 16:00
saf etanol
O evento é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia e do Ministério das Relações Exteriores para o etanol (Imagem: Pixabay)

Especialistas brasileiros, do governo e setor privado, estão a caminho do Japão para discutir a descarbonização do setor aéreo – aproveitando que a COP28 está no fim.

O foco é o desenvolvimento do Sustainable Aviation Fuel (SAF), um combustível sustentável de aviação produzido a partir do etanol. A energia renovável é produzida no Brasil há mais de 40 anos.

O evento acontece no dia 13 de dezembro e é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão e apoio da Embaixada do Brasil no Japão.

“Queremos proporcionar uma oportunidade de cooperação e diálogo entre especialistas, formuladores de políticas, reguladores e representantes da indústria do Japão e do Brasil sobre o potencial do etanol no desenvolvimento de SAF”, afirma o presidente da UNICA, Evandro Gussi, em nota.

Ao todos, serão realizados cinco painéis:

  • Políticas públicas para SAF no Brasil e Japão;
  • Expectativas do Japão para SAF – Produção, demanda e comércio;
  • Rotas tecnológicas e Alcohol-to-Jet (ATJ);
  • Atributos do etanol brasileiro e potencial para SAF;
  • E um painel abrangendo os próximos passos.

Zero emissões no setor aéreo até 2050

De acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o SAF pode contribuir com cerca de 65% da redução de emissões necessária para o transporte aéreo atingir a neutralidade de CO2 em 2050. Mas para isso, será necessário um aumento na produção de combustível sustentável para o setor.

O Japão, por exemplo, tem uma das metas mais ambiciosas para a implementação de SAF como estratégia para a descarbonização do transporte aéreo: o governo local estabeleceu o uso de 10% de SAF para voos internacionais em aeroportos japoneses até 2030. E estima que a demanda por combustível sustentável para aviões pode chegar a 1,7 bilhão de litros por ano.

Hoje, existem sete rotas de produção de biocombustíveis certificadas para produzir o SAF. Uma das mais promissoras é a Alcohol to Jet (ATJ), que usa o etanol como base, e é avaliada por especialistas como a solução mais viável a curto prazo, pensando na meta de neutralidade de carbono da aviação até 2050.

Gussi destaca que o Brasil tem o potencial para contribuir com a diversificação das fontes de energia no transporte aéreo, graças às matérias-primas disponíveis para a produção de etanol e a possibilidade de crescimento sustentável da produtividade.

Ele ainda ressalta que o etanol produzido no Brasil atende a todas as diretrizes de sustentabilidade estabelecidas em âmbito internacional.

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