Finanças Pessoais

Como investir o 13º salário?

24 out 2021, 19:00 - atualizado em 21 out 2021, 15:42
Renda fixa, que diferente do início do ano com a Selic batendo consecutivas mínimas históricas, passou a ser bem atrativa de uns meses para cá, argumenta assessor de investimento credenciado pela XP Investimentos (Imagem: Shutterstock)

Por Gian Montebro, assessor de investimentos da iHUB Investimentos, empresa credenciada pela XP Investimentos

Em um cenário em que o investidor tem as contas em dia, já é possível começar a pensar em utilizar o 13º salário para um fundo reserva.

O primeiro passo é conseguir juntar o necessário para começar, com isso feito, é importante entender qual é o perfil do investidor e por quanto tempo aquela opção de investimento ou parte dele pode ficar alocado no produto escolhido.

Para os conservadores, há opção de renda fixa, que diferente do início do ano com a Selic batendo consecutivas mínimas históricas, passou a ser bem atrativa de uns meses para cá, com taxas que podem chegar entre 10% até 12% de valorização ao ano, dependendo do tempo que o dinheiro ficará alocado, quando maior o tempo, maior a taxa.

Já os que preferem correr um pouco de risco, existem excelentes opções de fundos multimercado ou fundos de ações e é claro, montar uma carteira de ações, pode ser uma boa alternativa, para aqueles que acreditam em uma recuperação da bolsa no último trimestre, afinal, começamos outubro e a bolsa até então, acumula uma perda de 8% em 2021, por exemplo.

No Brasil, sempre foi um “luxo” poder poupar, infelizmente, essa é uma realidade para poucos, principalmente em um momento como esse de inflação descontrolada.

Como já falado, poupar deve ser um hábito.

Uma dica é ter uma planilha de gastos muito bem detalhada e a partir daí, procurar sempre separar 10% do salário e aprender a viver com os 90% restantes.

No cenário atual, não é fácil, principalmente porque além das despesas regulares, em alguns momentos, nos deparamos com as despesas extraordinárias, mas com planejamento e disciplina, é possível ir mudando o comportamento de consumo muitas vezes desnecessário, priorizando assim poupar.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Nubank: vale a pena entrar no IPO? Ou investir no Inter?

O Nubank é a principal fintech do mercado, com 41 milhões de clientes. Próxima de ingressar na Bolsa, no entanto, a empresa ainda gera algumas dúvidas nos investidores.

Apesar disso, o banco fechou o primeiro semestre de 2021 no azul, com lucro de R$ 76 milhões. Mas esses números são confiáveis ou é melhor esperar um pouco?

Para conversar sobre o assunto e explicar todas as suas particularidades, o Money Times recebeu o analista da Empiricus, Larissa Quaresma. Confira a entrevista exclusiva.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar