Bolsa de Valores

Como investir na Bolsa de Valores? Veja guia para começar na renda variável

07 ago 2023, 16:42 - atualizado em 07 ago 2023, 16:42
Bolsa de Valores
Saiba como investir na Bolsa de Valores (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

Não saber por onde começar é um dos empecilhos para quem quer investir na Bolsa de Valores e apostar em renda variável. Apesar da aparente complexidade acerca do tema, a própria B3 esclarece os principais pontos para dar os primeiros passos.

Se você é um dos aspirantes a investidor, confira este guia do Money Times para tirar as principais dúvidas sobre o assunto e ter um passo a passo de como começar a investir na Bolsa de Valores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como investir na B3 do zero?

O primeiro passo é procurar por uma corretora autorizada pela B3 e que seja de sua confiança. É por meio dela que você poderá realizar as negociações.

Vale destacar que não é possível investir de maneira 100% independente, pois a negociação de ações pela B3 prevê algumas regras, dentre elas, ter uma conta ativa em uma corretora. Ou seja, não é possível investir na Bolsa completamente sozinho.

No entanto, por quais investimentos optar é pessoal, mas uma dica importante é seguir o seu perfil de investidor. Os três principais são:

  • Conservador – que opta por baixos riscos;
  • Moderado – mescla alto risco com baixo risco;
  • Arrojado – que opta por altos riscos.

Para auxiliar nas escolhas, as corretoras e casas de análises disponibilizam relatórios e carteiras recomendadas, tendo como base as movimentações das ações e o contexto do mercado.

Existe valor mínimo para investir na Bolsa de Valores?

Não existe um valor mínimo estipulado para investir na Bolsa de Valores, dessa maneira, depende apenas do quanto você está disposto a investir e do tipo e quantidade de ações que comprar.

Um ponto importante a se considerar é que o investimento na Bolsa no mercado à vista — mercado em que a compra e venda de ações são realizadas pelos preços determinados pela oferta e demanda do momento — é preciso comprar, no mínimo, 1 lote composto por 100 ações.

Ou seja, se você comprar 1 lote de 100 ações, valendo R$ 5 cada na cotação do momento da operação, será necessário desembolsar R$ 500.

Além disso, para negociação dos papéis, algumas corretoras cobram taxa de corretagem e taxa de custódia. Portanto, atente-se a esses quesitos na hora da escolha para saber o quanto impactarão no valor do seu investimento.

Além disso, você pode se deparar com cobranças da B3 referentes às operações e do governo por meio da declaração anual de Imposto de Renda.

Riscos em investir na B3

Os investimentos em renda variável são comumente indicados pelas próprias corretoras para àqueles com perfil arrojado. Isso porque estão expostos à volatilidade e oscilações dos papéis negociados na Bolsa de Valores.