Coluna do Cadu Guerra

Como investir em renda fixa pode ser a melhor saída para se proteger da inflação?

20 set 2022, 10:11 - atualizado em 20 set 2022, 10:11
Renda Fixa
Títulos de renda fixa são a melhor escolha para montar sua reserva de emergência nesse momento. Leia a coluna do Cadu Guerra, CEO do Allugator. (Imagem: Adobe Stock/Montagem: Giovanna Figueredo)

É tempo de guerra (literalmente). E a inflação inevitavelmente vai disparar. O que fazer nesse momento para manter o seu poder de compra? A renda fixa é a grande aliada.

Não é segredo para ninguém que a tão falada inflação representa um aumento geral nos preços de bens e serviços em uma economia.

Frases como “há alguns anos atrás, eu ia ao supermercado e com menos de R$4 reais conseguia comprar 1 kg de tomate. Hoje, com esse valor, não consigo comprar nem a metade” são comuns ao longo da história.

A mesma situação se repete para outros alimentos como leite, carnes, etc. E até para outras contas básicas como de luz, combustível, etc.

O segredo é que esse tipo de cenário ocorre por diferentes fatores, sejam eles internos ou externos ao que está acontecendo no país.

E é preciso estar muito atento a eles para saber o momento certo de agir com a intenção de fazer o seu dinheiro acompanhar ou até superar a inflação, de forma que você consiga manter o seu poder de compra.

Há muito tempo não se presenciava um momento como o atual. Uma guerra e uma pandemia juntas.

A pandemia da Covid-19 atrelada à Guerra entre Rússia e Ucrânia, por exemplo, trouxeram inúmeros e profundos reflexos na economia de todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o Brasil nessa?

No Brasil, esses eventos geraram impactos na atividade econômica e na inflação por meio de diferentes canais, como a elevação dos preços das commodities, aumento da taxa de juros, falta de insumos e até desvalorização do câmbio.

Petróleo e alguns alimentos (como trigo, milho e proteínas) iniciaram um movimento de forte alta, aumento da taxa Selic, pressão sobre setores industriais que dependem de importados, tudo isso acabou sendo repassado ao consumidor de alguma forma.

Falando do cenário doméstico atual, temos também impactos relevantes como a depreciação do real devido a incertezas fiscais do Brasil, fazendo com que o dólar suba e com que os produtos dolarizados também tenham seus preços elevados.

Nestes momentos, muitos investidores se sentem inseguros e recorrem a velhas soluções como a poupança para proteger o seu patrimônio. No entanto, será mesmo que essa é a melhor saída?

Eu acredito que não.

Montando carteira na renda fixa

Títulos de renda fixa podem ser a melhor escolha para a reserva de emergência em momentos como o atual.

Até porque, enquanto a inflação do país se eleva, o que faz com que os países aumentem a taxa de juros básica para conter o aumento, a rentabilidade desses títulos também aumenta, fazendo com que o investidor mantenha a rentabilidade sobre seu capital.

Antes de qualquer coisa, porém, é essencial avaliar a liquidez do investimento, assim como a rentabilidade que ele será capaz de te entregar.

Existem investidores que recorrem ao Tesouro Direto, IPCA+, LCI e LCA que podem mesmo ser eficientes para a manutenção do poder de compra.

Existem também no mercado outros investimentos em renda fixa que estão chamando bastante a atenção.

São os chamados investimentos em ativos reais, que conseguem oferecer aos investidores rentabilidades acima da média do mercado, e fazem com que estes investidores não só mantenham o poder de compra com o aumento da inflação, mas também aproveitem esse momento para lucrar e multiplicar seus patrimônios.

Mesmo nos momentos difíceis, há oportunidades que podem fazer você se destacar no mercado. É preciso estar atento a elas para não se complicar.

Aproveite para conferir todas as colunas do Cadu Guerra aqui no Money Times!

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.