Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Como identificar se uma semana foi positiva ou não na criptoeconomia

Investing.com Brasil - 04/03/2019 - 9:05
(Pixabay)

Por Jamil Civitarese/Investing.com

Uma dificuldade para quem acompanha investmentos em criptoativos é saber se uma semana lateral foi positiva ou negativa para o valor subjacente dos ativos. Se houve muitas melhoras tecnológicas durante um bear market, provavelmente nem sempre elas aparecerão em termos de preço. Costumo pensar que uma tecnologia que atenda às expectativas dos investidores para aquele ativo é uma condição necessária para um projeto ter preços altos, porém não é suficiente. Uma melhora na tecnologia pode pavimentar, por exemplo, uma aplicação nova no futuro, mas não significa que no curto prazo haverá aumentos de preço.

Acompanhe o Money Times no Instagram!

Continua depois da publicidade

Tendo isso em mente, a questão fundamental é saber o que as novas tecnologias possibilitam no futuro. Nem sempre é fácil responder, mas essa semana constitui um bom estudo de caso. Houve vários hacks, mas também algumas notícias positivas como o hard fork do Ethereum e a inclusão da XRP na CoinBase. De maneira geral, essas notícias são não tão correlacionadas, mas a nível de mercado e de moeda acredito que não são positivas e, somados os hacks, há como inclusive defender que foi uma semana medíocre e negativa.

Apenas para investidores: melhores small caps reveladas

Primeiro, o hard fork do Ethereum. Essa mudança foi algo capenga por deixar de lado importantes mudanças na precificação do gas, a taxa cobrada para execução de smart contracts. Dessa maneira, podemos falar que foi um hard fork algo capenga em relação a um dos maiores problemas da criptomoeda. Foram desarmadas algumas amarras de curto prazo, porém o longo prazo segue comprometido. Isso não é animador após o atraso no hard fork ocorrido em janeiro. Há como dizer que foi uma semana negativa.

A inclusão da XRP na CoinBase também não traz grandes novidades. A XRP é associada a um protocolo de pagamentos entre agentes financeiros. Suas características são relativamente distintas das outras maiores criptomoedas, com a exceção da Stellar Lumens. O sucesso da XRP não diz sobre o sucesso das criptomoedas em si, posto que ela ainda tem centralização na seleção de nodes que entram em sua rede. Isso limita alguns dos problemas que há nas outras tecnologias e torna a plataforma Ripple, da qual o token XRP é nativo, mais atrativa para players tradicionais do segmento de tecnologia.

Dentre os riscos que a maioria dos criptoativos passam, hacks são muito frequentes. Nessa semana vimos de carteiras a exchanges sofrendo com falhas graves, com a qualidade da resposta da equipe desenvolvedora variando. A hard wallet Ledger sofria com uma falha que, após detectada, foi rapidamente corrigida. Já a Coinami se mostrou menos preparada para uma crise com uma falha em seu sistema que, com o uso de um plugin defeituoso, mandava informações de carteiras para o Google (NASDAQ:GOOGL). Não é trivial apontar dedos nessa história, porém a resposta da Coinami não foi considerada boa por muitos participantes do mercado. De maneira geral, se as empresas do segmento não melhorarem seu UX e segurança, o mercado continuará restrito a pessoas que toleram mais risco ou a quem entende profundamente de tecnologia. Isso não é positivo a longo prazo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Portanto, vimos que nessa semana mesmo com algumas notícias positivas, houve apenas marasmo, mais do mesmo, e sinais de que muitas empresas do setor ainda não estão realmente prontas para a entrada de mais usuários. De maneira geral, a condição de tecnologia necessária para maiores valores ainda não está satisfeita para um bom conjunto de criptomoedas e ferramentas adjacentes como exchanges e wallets. Houve melhoras nos últimos meses e o bear market tem sido positivo nesse saldo, porém essa semana pode ficar de aviso que nem toda atualização é suficiente enquanto deixar gargalos fundamentais ainda abertos.

Leia mais sobre: Bitcoin, Criptomoedas, Ethereum, Opinião, XRP
Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você