BusinessTimes

Como garantir o crescimento do e-commerce na era pós-pandemia?

28 nov 2022, 14:23 - atualizado em 28 nov 2022, 14:23
Vender pela internet
Entenda o que é preciso para impulsionar um e-commerce em era pós-pandemia (Imagem: Freepik/@snowing)

Não é novidade para ninguém que a pandemia mudou a forma como a sociedade vive e, sem dúvidas, um dos setores mais afetados pelas medidas de isolamento foi o comércio. As marcas precisaram se adaptar ao novo mundo, mudando suas estratégias e tecnologias.

Sem poder ir às compras fisicamente, a população passou a usar a internet até para os pedidos mais simples como itens de mercado, farmácia e produtos para pets. De forma orgânica, o setor viu seu crescimento avançar como nunca, recebendo novos e muitos compradores.  

Entretanto – e felizmente -, a pandemia acabou. Embora o interesse nas plataformas de compras online ainda esteja em alta, pesquisas apontam que essa tendência possa estar esfriando.

Um estudo feito pela Semrush apontou que, de 2019 a 2022, o tráfego, ano a ano, em todo o setor, aumentou 73%. Em 2020, o crescimento anual foi de 23%. Um ano depois, em 2021, o crescimento foi de 29%. Até agora, em 2022, vimos apenas um aumento de 9% no tráfego, drasticamente inferior ao total de 29% de 2021.

Para empresas de e-commerce, isso pode ser uma indicação de que confiar na expansão geral do mercado como um impulsionador para o crescimento dos negócios não é mais uma estratégia viável. Mas como garantir que o setor continue crescendo?

A era pós-pandemia foi marcada pelo aumento do tráfego direto. Ao contrário de muitas outras tendências que desapareceram em 2021, esta parece ter ficado. As campanhas de reconhecimento da marca são a chave para atrair mais visitantes e expandir a participação de negócios no mercado. Qualquer estratégia que traga tráfego de referência – campanhas de co-marketing, parcerias e linkbuilding – também deve estar dentro do foco. 

Além do aumento da demanda, o crescimento do setor também trouxe maiores ofertas. A  melhor maneira de se destacar da concorrência é ter visibilidade.

No ambiente digital, isso significa colocar sua marca à frente nas páginas de resultados de pesquisa em buscadores como Google e Bing. Focar em palavras-chave específicas ao negócio, criar conteúdos conforme o público, inserir links internos que levam às compras e investir na arquitetura do site são algumas medidas fundamentais para quem deseja continuar crescendo no e-commerce.

Outra estratégia que vem sendo muito utilizada pelas empresas é o phygital, que nada mais é do que a união entre físico e digital.

Comprar um produto na loja física e receber em casa ou fazer essa compra online e retirar na loja agregam possibilidades ao comprador que já está acostumado com o mercado digital. Um grande exemplo são os cardápios “peça você mesmo” de restaurantes. Integrados aos tablets ou mesmo aos celulares dos clientes, o modelo possibilita que o consumidor escolha seus itens e pague direto de um dispositivo móvel. 

Neste novo universo, o que vale é garantir um leque de opções para que o consumidor faça suas escolhas de acordo com suas próprias preferências. 

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Trabalho com Marketing Digital especializado na localização e gerenciamento de estratégias e projetos globais para mercados nacionais e presto consultorias e mentorias para startups e negócios em desenvolvimento. Atualmente sou Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil e responsável pelas ações de marketing que envolvem a marca no país. Atuo diretamente para aumentar a presença da Semrush no mercado brasileiro através do desenvolvimento de parcerias, relacionamentos com especialistas da área e ações de Digital PR. Também gerencio e crio os conteúdos para o Youtube e apresentações pela Semrush. São 7 anos de experiência em marketing digital em que já trabalhei com o desenvolvimento de conteúdo otimizado, técnicas de SEO e afiliados para mercados internacionais e brasileiros. Sou formado em Jornalismo, área em que atuei por 5 anos antes de me especializar em Marketing Digital. Além de comunicação, também sou apaixonado por esportes, aventuras e viagens. Se quiser conversar, só chamar.
erich.casagrande@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram YouTube
Trabalho com Marketing Digital especializado na localização e gerenciamento de estratégias e projetos globais para mercados nacionais e presto consultorias e mentorias para startups e negócios em desenvolvimento. Atualmente sou Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil e responsável pelas ações de marketing que envolvem a marca no país. Atuo diretamente para aumentar a presença da Semrush no mercado brasileiro através do desenvolvimento de parcerias, relacionamentos com especialistas da área e ações de Digital PR. Também gerencio e crio os conteúdos para o Youtube e apresentações pela Semrush. São 7 anos de experiência em marketing digital em que já trabalhei com o desenvolvimento de conteúdo otimizado, técnicas de SEO e afiliados para mercados internacionais e brasileiros. Sou formado em Jornalismo, área em que atuei por 5 anos antes de me especializar em Marketing Digital. Além de comunicação, também sou apaixonado por esportes, aventuras e viagens. Se quiser conversar, só chamar.
Linkedin Instagram YouTube
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar