Como ganhar dinheiro como um influenciador? Veja 7 tendências do marketing para te ajudar
Vivemos em uma era digital onde os influenciadores conquistaram e seguem conquistando um grande espaço nas redes sociais, para compartilhar experiências, opiniões sobre produtos, publicidade, suas vidas, interesses, entre tantas possibilidades.
Este é um caminho dentro do marketing que muitas pessoas almejam seguir, entretanto, é também um ponto de atenção para as marcas, que contam cada vez mais com estratégias de marketing aliadas com parcerias a influencers e com a aparição das próprias pessoas por trás das marcas.
Todo este cenário reflete um momento onde o B2C, ou seja, empresas para consumidores, é mais forte, o que demanda conexão com o público, pessoas falando com pessoas em um contato direto, que é muito realizado pelos influenciadores.
Dessa forma, seja você uma pessoa que almeja se consolidar na internet como influenciador com a produção de conteúdo digital ou marca que busca este recurso para se aproximar do seu público, é relevante conhecer as tendências do marketing de influenciadores para 2022.
1. Maior autonomia nas plataformas digitais
As plataformas digitais, como o TikTok e Instagram, têm promovido recursos voltados para a produção de conteúdo de influenciadores digitais, como o Creator MarketPlace do TikTok, que permite maior colaboração dos criadores de conteúdo nas campanhas de marcas.
O Instagram também já seguiu essa tendência, disponibilizando ferramentas teste com essa finalidade nos Estados Unidos.
Dessa forma, os influenciadores têm maior autonomia inclusive para encontrar marcas para parcerias, bem como colaborar diretamente com as campanhas realizadas.
2. Maior reconhecimento de nano e micro influenciadores
Os números são importantes para os influenciadores, afinal, quanto maior o alcance, é interessante para uma marca fechar parcerias.
Entretanto, um aspecto muito importante é que números não necessariamente significam engajamento e conexão com o público, o que tem aberto cada vez mais espaço e dado maior reconhecimento aos nano e micro influenciadores.
Afinal, dessa forma é possível abranger o alcance de público e contar com influenciadores que estão realmente próximos de seus seguidores e, dessa forma, ao atuarem com marcas, passam confiança, credibilidade e geram engajamento.
Segundo o Relatório de Marketing de Influenciadores Later x Fohr, quanto menos seguidores um influenciador tiver no Instagram, maior será sua taxa média de engajamento.
3. Vídeos curtos
Quem viveu sabe bem como foi a época em que YouTubers eram o auge e os vídeos de pelo menos 10 minutos eram produzidos e constantemente consumidos.
Hoje, apesar de o YouTube ainda ser uma plataforma importante e muito utilizada, os vídeos curtos no TikTok e Reels são a tendência para 2022.
Isso porque são rápidos, costumam entreter e até mesmo realizar a publicidade de um produto de forma rápida, mas efetiva.
Sendo assim, para estratégias de marketing como um todo, são uma grande tendência.
Ver essa foto no Instagram
4. Influenciadores e empresários
Em 2022, a tendência é que o número de influenciadores que se consolidam também como empresários aumente, o que é importante inclusive por questões de formalização.
Isso se deve ao fato de que é possível se dedicar apenas à criação de conteúdo digital, consolidando parcerias contínuas e com grande volume de trabalhos, entretanto, existem questões como CNPJ, emissão de notas fiscais e outras formalidades que impactam na regulamentação da atividade.
Dessa forma, o crescimento do trabalho de influenciadores digitais aumenta a junção com a vida de empresário, sendo que muitos almejam no futuro consolidar marcas próprias.
5. Autenticidade
Especialmente com o que foi vivido no auge da pandemia, com rotinas desestabilizadas, questões sociais, perdas e tantos aspectos negativos, o que o público busca online não é a perfeição.
Ou seja, rotinas impecáveis, zero problemas no dia a dia e a vida perfeita já não engajam pessoas, além de correr o risco de cair na positividade tóxica.
A autenticidade é uma tendência para 2022 que surge da busca do público por pessoas reais, com as quais se identifiquem e que passem pelos mesmos problemas.
Isso impacta inclusive nos resultados de ações publicitárias, beneficiando influenciadores e marcas.
6. Diversidade e inclusão
Diversidade e inclusão são pautas importantes e que estão sendo cobradas das marcas, influenciadores, campanhas e demais ações de marketing.
Isso impacta 3 pontos extremamente importantes, sendo o primeiro o aumento da abertura para pessoas que não atendem os padrões, o que consequentemente leva ao segundo ponto, ou seja, conexão com pessoas que se identificam e, por fim, cobrança das marcas por prezar cada vez mais pela diversidade e inclusão.
7. Parcerias contínuas
Por fim, as parcerias contínuas e a longo prazo são uma tendência para este ano, o que é benéfico para influenciadores e marcas.
Para os influenciadores, proporciona maior possibilidade de projeção de ganhos, bem como organização de trabalhos, enquanto para as marcas é uma forma de o público observar o produto com o mesmo influenciador por um longo período, tendo melhores impressões e acompanhando os resultados.