Últimas Notícias Eleições 2018 Comprar ou vender?
Cotações por TradingView

Como ganhar dinheiro com investimentos conservadores

Opinião - 21/07/2018 - 16:08

Por Yubb

Você é preocupado com a segurança do seu dinheiro? Só de pensar em perder grana, dá um arrepio? Dinheiro bom é dinheiro seguro? Então provavelmente você é um investidor com perfil conservador! Ou seja, precisa colocar o seu dinheiro em investimentos conservadores.

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, dá sim para ganhar dinheiro com investimentos conservadores! Não são apenas os agressivos/arrojados que ficam milionários e se tornam investidores bem sucedidos. Se você é daqueles que têm muito medo de perder dinheiro, chegou a hora de você conhecer investimentos que são seguros e que vão te ajudar a ganhar mais!

Vale dizer que o Brasil é um país que possui muitas opções de investimentos conservadores. Em outros países, principalmente nos Estados Unidos, não é comum encontrar aplicações que tenham uma boa rentabilidade e que sejam seguras. Por isso, aproveite as oportunidades que você tem por aqui!

No post de hoje, o Yubb separou 6 passos para você seguir e descobrir que é possível ganhar dinheiro sendo um investidor conservador. Dê uma olhada em nosso infográfico e continue lendo o texto =)

1. Saia da poupança!

Que fique claro: um investimento conservador NÃO é deixar dinheiro na poupança! Na realidade, poupança não é investimento e poupar não é investir! Existem muitas opções disponíveis no mercado que possuem as mesmas características da poupança e que rendem muito mais.

Se você é daqueles que deixam o dinheiro na poupança pela comodidade de poder resgatar a qualquer momento, lembre-se que existe liquidez diária fora da poupança! Investimentos como os títulos públicos do Tesouro Direto e os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) também possuem liquidez diária e o seu dinheiro pode ser resgatado a qualquer momento.

Além disso, os títulos do Tesouro Direto são garantidos pelo próprio governo federal, enquanto outros títulos em renda fixa privada (CDBs, LCIs, LCAs, RDBs, LCs e etc) são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), e por isso são tão seguros quanto a poupança.

Ou seja, o primeiro passo é tirar o seu dinheiro da poupança. Ela rende muito pouco e nunca fará você ganhar dinheiro! Migre para outras opções que também são conservadoras (seguras), mas muito mais rentáveis.

2. Pesquise a melhor rentabilidade

Procurar os melhores investimentos nessa infinidade de instituições financeiras pode parecer uma loucura, né? Mas é para isso que o Yubb existe! Na nossa plataforma, basta digitar quanto você quer investir (R$) e por quanto tempo (meses) para encontrar as melhores oportunidades para o seu bolso.

É muito importante que você conheça as opções que existem no mercado para conseguir escolher aquelas que são mais rentáveis e que se encaixam na sua carteira de investimentos. O Yubb vai te mostrar as melhores opções de acordo com o dinheiro que você tem disponível e isso vai te fazer ganhar muito mais.

3. Abra conta em diferentes instituições

Ao pesquisar as melhores rentabilidades, você vai descobrir que os melhores investimentos nunca estão no mesmo lugar. O melhor CDB do mercado pode não estar na mesma instituição que está a melhor LCI do mercado, por exemplo.

É muito importante que você entenda isso para não ficar “preso” na instituição em que você tem conta aberta. Por mais que os grandes bancos tenham muitos benefícios, normalmente os investimentos desses bancos rendem bem menos do que investimentos de bancos pequenos ou médios.

Abrir uma conta de investimentos é um processo 100% gratuito, online e simples. Encontrou algum investimento conservador que te interessa? Abra conta naquela corretora ou banco para aproveitar aquela aplicação!

A única forma de ganhar dinheiro em uma carteira conservadora é aproveitando as oportunidades que existem no mercado e elas estão sempre em diferentes instituições. Ter conta aberta em várias delas é sinônimo de aproveitar todas as oportunidades de investimento que existem.

Obs: no Yubb, todas as instituições são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e/ou pelo Banco Central, pode ficar tranquilo que o seu dinheiro estará seguro!

4. Invista em LC e RDB

Você já ouviu falar nas financeiras? Elas são muito parecidas com os bancos, mas são instituições menores. Como elas possuem menos recursos do que os bancos, acabam oferecendo rentabilidades maiores e que podem ser uma ótima oportunidade para o investidor conservador.

As financeiras oferecem Letras de Câmbio (LCs) e Recibos de Depósito Bancário (RDBs), investimentos em renda fixa que são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), ou seja, são muito seguros. Além disso, podem ser pré ou pós-fixados e possuem liquidez diária ou no vencimento, ou seja, tem para todos os gostos e bolsos!

A dica aqui é: conheça as LCs e os RDBs que estão disponíveis nas financeiras. Eles possuem as mesmas características que outros investimentos em renda fixa privada, mas normalmente oferecem uma rentabilidade bem maior. Isso pode ser uma ótima opção para quem procura investimentos conservadores, mas também preza uma boa rentabilidade.

Fizemos um vídeo muito interessante sobre os investimentos das financeiras, clique aqui para assistir =)

5. Aplique para diferentes prazos

Na hora de investir, é importante que você tenha objetivos de curto, médio e longo prazo. Para conseguir completar esses objetivos, é preciso escolher diferentes investimentos com diversos prazos de vencimento.

Uma das características dos investimentos conservadores (normalmente, renda fixa) é o prazo de vencimento. Ao aplicar o seu dinheiro, você precisa escolher os prazos que se adequem a sua vida financeira.

A dica aqui é que você escolha investimentos de diferentes prazos adequados aos seus objetivos, ou seja, organize a sua carteira para alcançar os diferentes objetivos. Por exemplo, você pode colocar uma parte em um CDB de liquidez diária, outra parte em um título do Tesouro de longo prazo e o resto em um RDB com vencimento dali a três anos.

6. Diversifique a sua carteira

Não é porque você é conservador que você não deve diversificar a sua carteira de investimentos. Muito pelo contrário, a diversificação é o ponto-chave para você ter um portfólio completo e rentável.

Na hora de diversificar, você define quanto dinheiro (%) vai para cada tipo de investimento. Mesmo se você for totalmente conservador e só quiser colocar o dinheiro em renda fixa, é muito importante diversificar dentro das diversas opções que existem em renda fixa. Exemplo prático: você pode pegar todo o seu patrimônio de R$ 20.000,00  e desmembrar 40% em um título público do Tesouro Direto, 30% em um RDB, 20% em uma LC e 10% em um CDB.

Por mais que todos esses títulos sejam garantidos pelo Tesouro Nacional ou pelo FGC, é uma forma muito interessante de obter a maior rentabilidade total. Desse jeito, você consegue aproveitar um pouquinho de cada título para ganhar mais dinheiro.

Leia mais sobre: Finanças Pessoais, Yubb
Últimas Notícias