Papo de Grana: Como fazer o dinheiro render com segurança
Economizar, poupar, juntar, acumular dinheiro. Esses são conselhos que ouvimos repetidamente durante toda a nossa vida. Um exemplo disso são as crianças, que já recebem cada vez mais cedo um cofrinho para guardar as moedinhas recebidas dos adultos. Mas afinal, o que é mais importante? Juntar dinheiro ou fazê-lo render?
Um dinheiro guardado não tem chances de aumentar e ainda corre sério risco de desvalorizar. Já um dinheiro investido rende através dos juros, o que faz seu seu patrimônio aumentar. Com esses argumentos fica fácil saber qual é a melhor opção, não é?
Antes de falarmos mais detalhadamente sobre como fazer o dinheiro render, vamos explicar um pouco a diferença entre juntar dinheiro e fazer o dinheiro render através dos investimentos. Vamos lá?
Juntar dinheiro nada mais é do que acumular dinheiro. Deixar em uma conta corrente que não rende, num cofrinho em casa, debaixo do colchão, ou qualquer outro lugar onde ele não conte com a ajuda dos juros compostos para valorizar.
Já investir é fazer seu dinheiro trabalhar para você. É usar a mágica dos juros compostos para aumentar seu patrimônio. Esse investimento pode ser feito de várias formas, em ações, títulos do governo, crédito privado…
Estratégia Luiz Barsi: Veja a nova ação que entrou no radar
Para entender um pouquinho mais sobre a diferença entre guardar dinheiro e investir, assista o vídeo abaixo:
Os fundos de investimento são a melhor alternativa para quem busca rentabilidade e diversificação em um só lugar. Isso porque, dentro de um mesmo fundo, é possível você encontrar ativos diversos, como renda fixa e renda variável. Porém, é importante sempre lembrar que para objetivos de curto prazo (abaixo de 3 anos) não são indicados investimentos em ações, devido a sua volatilidade.