Como fazer da empresa um bom lugar para trabalhar? Especialista Gabriel Machado explica
Apesar da contínua melhora do mercado de trabalho ao longo deste ano, as condições de emprego no Brasil ainda estão muito distantes do nível ideal, sendo raras as empresas que são um bom lugar para trabalhar.
A taxa de desemprego permanece alta e, de vez em quando, noticia-se demissões em massa em empresas de diversos segmentos, como os de tecnologia, automotivo, comunicação e comércio.
De todo modo, um bom lugar para se trabalhar não depende apenas da situação econômica.
“Pelo contrário, há muito o que empreendedores e gestores podem fazer para tornar o ambiente agradável e estimulante para todos”, afirma Gabriel Machado, especialista em gestão e recursos humanos (RH).
Nesse sentido, Machado explica que, para reter os melhores talentos, as empresas precisam oferecer mais do que salários altos.
“Funcionários querem qualidade de vida. O bem-estar não depende só da renda”, pontua.
O especialista aponta, a seguir, algumas dicas para tornar a empresa um ótimo lugar para trabalhar.
Espaço para crescimento
Para que as pessoas se sintam motivadas no trabalho, é importante que elas tenham a chance de crescer dentro da empresa.
A gestão pode elaborar planos de carreira e mostrar que as movimentações internas realmente ocorrem. Funcionários que passam muito tempo na mesma posição não costumam se sentir valorizados.
No mínimo, a empresa precisa demonstrar que reconhece a contribuição do empregado e sinalizar que tem planos para ele dentro da organização.
Ambiente amistoso
Os funcionários não podem atuar como rivais dentro da empresa. É fundamental criar um ambiente colaborativo, de modo que todos entendam que a divisão do trabalho – ou seja, cada um faz a sua parte – é o que traz resultados satisfatórios.
Uma maneira de criar esse espaço amistoso é enaltecer o trabalho das equipes e premiar todos os participantes pelas conquistas alcançadas.
Mostre que o funcionário não é um crachá
Além de trabalhador, o empregado é uma pessoa. Com isso, ele tem uma vida desconhecida por todos ao redor, incluindo chefes e gestores.
Para se tornar uma empresa em que as pessoas queiram estar, é preciso demonstrar que o negócio não tem interesse apenas na capacidade profissional do funcionário.
Os gestores e o RH podem se colocar à disposição para ouvir queixas e considerações do subordinado, mesmo as que dizem respeito à sua vida pessoal. Isso cria proximidade e acolhimento.