Comprar ou vender?

Como está o espírito animal dos investidores e donos de negócios?

09 jun 2020, 14:42 - atualizado em 09 jun 2020, 14:42
Tigre
O espírito animal das pessoas continua em um território negativo, mas melhorando (Imagem: Unsplash/@rimevs)

O espírito animal dos investidores e empresários começou a melhorar em maio, mas ainda está em território negativo. Esta percepção foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo banco norte-americano Wells Fargo com os dados obtidos pelo “Animal Spirits Index (ASI)”, que ficou em -0,53. Valores acima de zero indicam otimismo e abaixo pessimismo.

O ASI considera cinco variáveis econômicas para capturar o sentimento das pessoas sobre a economia, são eles: 1 – o índice de ações S&P 500; 2 – o índice de confiança do consumidor da Conference Board; 3 – a diferença do rendimento pago pelos títulos do Tesouro americano de 3 meses e de 10 anos; 4 – o índice VIX de volatilidade; 5 – o índice de incerteza sobre a política econômica.

Fonte: Wells Fargo

Segundo o econometrista Azhar Iqbal, o relatório surpreendentemente positivo de empregos de maio, que indicou que as empresas começaram a contratar novamente trabalhadores muito mais rápido do que muitos esperavam, fornece alguma justificativa para melhorias adicionais em todos esses componentes e no ASI em geral.

“Está menos claro, no entanto, o que o ganho líquido surpresa de emprego em maio significará para o índice de incerteza da política econômica – o único contribuinte negativo no mês – que atingiu outra alta histórica em maio. Enquanto alguns podem usar o relatório de emprego como justificativa para eliminar gradualmente os extensos programas de assistência, outros podem apontar para os 21 milhões de americanos que continuam desempregados”, observa Iqbal.

O relatório mensal do mercado de trabalho dos Estados Unidos em maio marcou a criação de 2,5 milhões de vagas fora do setor agrícola e a queda inesperada da taxa de desemprego a 13,3% ante 14,7% em abril.

Estimativas apontavam para a destruição de 7,5 milhões de postos de trabalho e a disparada da taxa de desocupação para em torno de 19,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Enquanto o ambiente para o emprego melhorou em maio nos EUA, 21 milhões de americanos continuam desempregados (Imagem: Reuters/Nick Oxford)

Fundo do poço em abril?

Com as eleições iminentes e perguntas contínuas sobre os esforços de ajuda econômica em andamento, pode ser difícil melhorar a incerteza política com o restante do índice, explica o Wells Fargo.

“Embora o sentimento pareça estar se movendo na direção certa, precisaremos ver mais do que uma marca antes de podermos chamar o fundo em sentimento”.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.