Últimas Notícias Eleições 2018 Comprar ou vender?
Cotações por TradingView

Como escolher a melhor corretora de investimento?

Opinião - 12/08/2018 - 11:22

Por Debora Duarte, do Yubb

XP, Rico, Easynvest, Modalmais, Guide, Socopa, Ourinvest, Órama… São muitas distribuidoras de investimento disponíveis no mercado. No meio de tantas opções, alguns investidores ficam confusos sobre qual é a melhor corretora de investimento. Chegou a hora de descobrir!

Cada instituição financeira possui as suas características. Uma corretora de valores tem a função de distribuir investimentos. Enquanto o emissor (bancos ou financeiras) são os responsáveis por “criarem” a aplicação, é o distribuidor que precisa levar isso para os investidores. Os distribuidores mais conhecidos no mundo dos investimentos são as corretoras.

Abrir uma conta de investimento em uma corretora é muito diferente do que abrir uma conta corrente em um banco. A conta de investimentos não exige nenhuma taxa de abertura e muito menos custo de manutenção. Sim, você leu certo! O custo é ZERO para abrir conta em uma corretora e começar a aplicar o seu dinheiro — mesmo se você abrir a conta e não fizer um investimento, também não vai pagar nada.

Outro fator muito importante é que o processo de abertura de conta (da maioria das corretoras) é 100% digital. É um processo muito simples: basta baixar o app da empresa ou entrar no site, enviar suas informações e documentos digitalmente e pronto! Em algumas horas a sua conta estará aprovada. Quer saber melhor como isso funciona? Assista aos nossos vídeos do #YubbResenha.

Tudo muito simples, né? Mas como saber qual é a melhor corretora de investimento para abrir conta e ganhar mais dinheiro? Vou te ajudar nessa! Separei alguns fatores que são essenciais na hora de você avaliar qual é a melhor instituição financeira para você.

Dá uma olhada no infográfico que eu fiz com tanto carinho e depois continue lendo o texto! Tenho certeza que, depois de ler, vai ficar muito mais fácil escolher a melhor corretora de investimento. =)

Usabilidade

Como eu falei ali em cima, a maioria das corretoras oferece uma plataforma online em que é possível realizar todas as operações de investimento. Seja app ou site (ou ambos), é muito importante avaliar a usabilidade daquela plataforma. Ela é fácil de usar? Tem uma aparência agradável? É intuitiva?

Responder essas perguntas é algo essencial. Afinal, você fará todas as suas operações naquele lugar! Se você não souber direito como mexer ou se for algo muito complexo, isso vai dificultar os seus investimentos e pode se tornar uma dor de cabeça ao invés de uma solução.

Investimentos disponíveis

Você sabia que as corretoras oferecem investimentos diferentes? Sim, cada corretora possui o seu “cardápio” e oferece diferentes opções para os investidores. Existem algumas instituições que têm fundos próprios, existem algumas que focam mais em renda variável (como ações), outras que reúnem diversas opções de renda fixa de diferentes bancos… Enfim, são muitas opções!

Na hora de escolher a melhor corretora de investimento para você, é necessário saber quais são as oportunidades disponíveis. Se você quiser investir em uma LCI, por exemplo, vale pesquisar se aquela corretora está distribuindo LCIs naquele momento. Se o seu foco são os fundos de investimento, veja quais corretoras são responsáveis por distribuir os fundos que você deseja.

E onde você pode encontrar tudo isso? No Yubb, é claro! Ao fazer a sua busca de quanto você quer investir (R$) e por quanto tempo (meses), você pode filtrar a pesquisa de acordo com a instituição financeira que deseja. É só selecioná-la no campo “distribuidores” que fica na barra do lado esquerdo da página. A partir daí, você consegue ver quais são os investimentos que aquela corretora disponibiliza e ver se isso se encaixa na sua vida financeira.

Rentabilidade dos investimentos

Para muitos investidores, o que importa é a rentabilidade. Quando você entrar no Yubb para fazer a sua pesquisa, automaticamente o buscador vai te mostrar as melhores oportunidades de investimento em ordem de rentabilidade. Ou seja, as corretoras que aparecem primeiro são as corretoras que estão com os investimentos mais rentáveis.

Esse é um fator essencial na hora de escolher por determinada corretora: ela precisa oferecer rentabilidades altas que sejam boas opções para a sua vida financeira e para o seu planejamento.

Vale lembrar que nem tudo é medido pela rentabilidade, ok? Não é porque aquela corretora oferece os maiores rendimentos do mercado que ela é necessariamente a melhor corretora do mercado. Fique atento também aos outros tópicos! 😉

Taxas aplicadas

“Ué, mas você acabou de me dizer que não há taxa para abrir conta. Que taxa é essa que você está falando?”. Calma, é muito simples! Realmente, eu não menti para você. As corretoras de investimento não cobram nenhuma taxa de abertura de conta e muito menos de manutenção de conta. Mas elas têm que ganhar dinheiro em algum lugar, né?

O faturamento da corretora vem das taxas que ela aplica nos investimentos: é a famosa “taxa de corretagem”. Isso significa que, ao investir em determinadas aplicações, você vai pagar parte de seu investimento para a corretora – pelo trabalho que ela teve em fazer esse investimento para você.

Vale dizer que a maioria das corretoras NÃO cobra nenhum tipo de taxa para investimentos em renda fixa (Tesouro DiretoCDBLCILCA e etc). Ou seja, fique esperto para não “perder” dinheiro à toa! Se for investir em renda fixa, não marque bobeira e escolha uma corretora que não cobra taxas!

Já em renda variável e fundos de investimento, algumas taxas são cobradas. É nessa hora que você precisa ficar atento para fazer a sua análise. A melhor corretora de investimento é aquela que cobra taxas justas para os investidores e, por isso, é muito importante analisar quais são as taxas aplicadas por cada uma delas para escolher a melhor para o seu bolso.

Atendimento

Quando você vai fazer compras no shopping, gosta de ser bem atendido, certo? Muitas pessoas dizem que “O atendimento é tudo!” e eu concordo que realmente é! Na hora de investir o seu dinheiro, também é preciso prezar por um bom atendimento e colocar isso na balança na hora de escolher a melhor corretora de investimento.

Por mais que quase todos os processos sejam 100% online, você precisa ter a segurança e a tranquilidade de contar com pessoas do outro lado da tela que estejam dispostas a te ajudar e a sanar as suas dúvidas. A comunicação foi boa? Recebeu e-mails simpáticos? Há um canal para tirar dúvidas? Os atendentes foram agradáveis? São perguntas bem interessantes de se fazer para ver se realmente aquela instituição é a melhor.

Falando nisso, qual é a melhor corretora?

Infelizmente, não há como responder essa pergunta =( Cada corretora possui as suas características e tudo vai depender da avaliação do investidor. Cada pessoa tem a sua percepção, opinião e experiência própria.

Em questão de tamanho, as quatro maiores no Brasil são:

Em questão de qualidade, é preciso analisar os 5 itens que eu listei para você neste texto e, a partir disso, saber qual é a melhor corretora PARA VOCÊ!

Leia mais sobre: Corretoras, Mercados, Opinião, Yubb
Últimas Notícias