Imposto de Renda 2023

Como declarar dinheiro aplicado na NuConta no Imposto de Renda 2023

24 abr 2023, 10:52 - atualizado em 24 abr 2023, 10:52
Nubank
Dinheiro aplicado na NuConta precisa constar na declaração do  Imposto de Renda 2023. Saiba como fazê-la na prática. (Imagem: Rafael Borges/ Money Times)

O seu dinheiro aplicado na NuConta, conta rendeira do Nubank (NU), deve entrar na declaração do Imposto de Renda 2023, caso o contribuinte seja obrigado a realizar o ajuste anual de contas com a Receita Federal.

Todos os cidadãos que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022 devem fazer a declaração. Se você se enquadra nessa faixa de renda, terá que incluir o seu saldo aplicado no banco digital.

O Money Times vai te ajudar a declarar o seu dinheiro guardado na NuConta, uma conta bancária criada em 2017 pelo Nubank, oferecendo transações gratuitas, sem tarifas de manutenção e taxas escondidas, além de fazer o dinheiro parado na conta render.

Primeiro Passo

O primeiro passo é ter em mãos o informe de rendimentos – um documento que detalha o que uma pessoa tem em uma instituição ou quanto recebeu dela no último ano: todos os rendimentos que você teve com investimentos, salário, pensões, benefícios, bônus, entre outros.

O informe de rendimentos do Nubank de 2023 é unificado – ou seja, ele tem todas as informações que você precisa para declarar todos os seus produtos do Nubank e da NuInvest.

O documento é disponibilizado aos poucos para os clientes. Como você vai acessá-lo é diferente caso você seja cliente apenas da NuInvest ou cliente tanto da NuInvest como do Nubank.

NuConta no imposto de renda

O saldo e o rendimento da sua conta tradicional devem ser declarados em duas fichas no programa da Receita Federal: uma para informar o saldo da sua conta (“Bens e Direitos”) e outra para informar o rendimento que você teve com ela em 2022 (“Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva e definitiva”).

Em “Bens e Direitos”, você vai selecionar o grupo 4 (Aplicações e Investimentos), selecionar o código 02 (Títulos públicos e privados sujeitos a tributação) e inserir as seguintes informações:

  • Localização: Brasil;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira o CNPJ da Nu Pagamentos, conforme enviado no seu informe de rendimentos;
  • Discriminação sugerida: Saldo da conta de Pagamentos Nubank, agência [xx], conta [xx];
  • Situação em 31/12/2021 e Situação em 31/12/2022: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo total (valor depositado + rendimentos). Neste campo do programa do IRPF 2023, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Na ficha “Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva”, você declara o rendimento da sua conta, usando o código 06 (“Rendimentos de Aplicações Financeiras”). Veja como preencher:

  • Tipo de Beneficiário e Beneficiário: estes campos são preenchidos pelo programa da Receita Federal quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente;
  • CNPJ da fonte pagadora: insira os dados da Nu Pagamentos que vêm no informe de rendimentos;
  • Valor: insira o valor referente aos “Rend. Exclusivo” que consta no seu informe;

Se o valor de rendimentos enviado no seu informe for de R$ 0,00, você não precisa preencher esta ficha, apenas a de “Bens e Direitos”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar