Colunistas

Como aumentar o seu Score 2019 – 7 dicas secretas do Serasa

26 jun 2019, 18:57 - atualizado em 26 jun 2019, 19:25
Fabrizio Gueratto
Antes de conceder um empréstimo ou aceitar um cliente, as instituições financeiras como Banco Inter, Nubank, Banco Neon entre outros, consultam os órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa e o chamado SCORE. SCORE é como um currículo de bom pagador de cada CPF.

É uma pontuação que vai de 0 a 1.000. Quanto mais pontos uma pessoa possui, mais boa pagadora ela é e mais um banco ou uma fintech pode confiar nela para fornecer um empréstimo ou autorizar a abertura de uma conta, por exemplo. Ninguém sabe exatamente como esta pontuação é feita e qual o peso de cada item nesta pontuação. Por exemplo, uma pessoa pegou um empréstimo de R$ 1 mil e pagou em dia todas as parcelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entenda agora como funciona assistindo o vídeo de Fabrizio Gueratto do Canal 1Bilhão Educação Financeira.

Isso é muito bom porque ela honrou seus compromissos ou não é tão bom assim porque mostra que ela precisou contrair uma dívida? Ninguém sabe ao certo como funciona. Porém, existem dicas que podem fazer o SCORE melhorar e muito. O Financista Fabrizio Gueratto, do Canal 1Bilhão Educação Financeira montou de forma prática 7 dicas que as pessoas podem começar a colocar em prática já e elevar os seus números.

Dicas:

1 – O primeiro passo para uma pessoa saber se seu SCORE é bom ou não é consultar o site do SERASA. Sim, qualquer pessoa pode consultar o portal e é de graça. Basta fazer um cadastro bem rápido e na mesma hora a pessoa consegue ver como está o seu currículo financeiro. Existem 4 níveis principais. Se uma pessoa tem uma pontuação de 0 a 200 significa que ela tem grande risco de não pagar. De 201 a 500 é um médio risco. De 501 a 700 é um risco baixo e de 700 a 1.000 um risco baixíssimo. Claro que toda instituição financeira quer fazer negócio com um bom pagador.

2 – Faça um espelho financeiro, ou seja, veja todas as dívidas que possui, gastos fixos, o quanto entra de dinheiro e renegocie as dívidas. Peça para parcelar se não tiver o dinheiro à vista. Assim que a pessoa pagar a primeira parcela destas dívidas automaticamente o nome dela sai da lista de nome sujo e seu SCORE melhora. Claro que se não pagar a segunda parcela o nome voltará para a lista negra do SERASA.

3 – Coloque todas as contas que puder no seu CPF. Principalmente água, luz, telefone e tv a cabo. Isso mostra o seu relacionamento com estas empresas e que, caso precisem, sabem aonde conseguem encontrar a pessoa, como em uma eventual ação judicial.

4 – Pague as contas em dia. Nem sempre as pessoas atrasam as contas porque não tem dinheiro. Muitas vezes o descuido faz com que as contas sempre sejam pagas com atraso e isso computa no SCORE e diminui a nota. Ficar atento e pagar antes do vencimento é o ideal. Deixar para a última hora é um péssimo hábito.

5 – Coloque as contas no débito automático. Existe uma lenda de que se a conta está no débito automático as empresas aproveitam para colocar na conta gastos a mais que não existem. Porém, isso não tem nenhum tipo de comprovação. Claro que não é porque está em débito automático que não precisa ser conferida. Além disso, se a concessionária de luz, por exemplo, colocar R$ 1,00 a mais na conta, não terá como ninguém saber, seja a conta estando em débito automático ou não.

6 – Faça um cadastro no SERASA, SPC e BOA VISTA e mantenha este cadastro atualizado. Sempre que mudar de endereço ou telefone atualize no site deles. Isso mostra que a pessoa não está querendo se esconder para fugir das dívidas e de seus credores. Revela transparência. Caso tenha algum problema todos saberão aonde encontrar.

7 – Peça sempre o CPF na nota fiscal. Embora o Serasa não confirme que isso ajuda, muitas pessoas que colocam o CPF na nota fiscal viram seu SCORE aumentar. Isso porque os órgãos de proteção ao crédito ficam sabendo que aquela pessoa é economicamente ativa e está comprando. Se a pessoa compra em dinheiro vivo e não coloca o CPF, não tem como ninguém saber o que ela comprou e quanto pagou e isso é ruim para quem quer aumentar a sua nota de crédito.