Como as picapes começaram a arrancar clientes cativos de SUVs
O lançamento do Ford EcoSport em 2003 inaugurou uma duradoura lua de mel entre o consumidor brasileiro e os SUVs.
Vinte anos se passaram desde a chegada do primeiro utilitário esportivo “popular”, e o arrebatador gosto dos motoristas brasileiros pela categoria levou a uma verdadeira revolução no “cardápio” oferecido pelas montadoras.
Sedans, hatchs e stations (peruas) foram deixados cada vez mais de lado para dar lugar aos utilitários. Em 2023, segundo dados da Fenabrave, quase 50% de todos os novos emplacamentos são os famosos jipinhos.
Porém, o expansionismo dos SUVs pode estar diante do seu maior desafio desde o início da década retrasada. Um levantamento feito pela Mobiauto aponta para uma desaceleração do mercado de SUVs seminovos, e a razão disso foi a expressiva correção dos SUVs zero km.
“Os SUVs zero km estão entre os veículos que mais foram reajustados de 2021 pra cá. Os seminovos acompanharam essa alta e o poder de compra das pessoas ficou comprometido, pois a renda não cresceu na mesma proporção”, esclarece o CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr.
No mercado de usados, os SUVs alcançam uma fatia de apenas 13%, refletindo o alto ticket médio da categoria, o que pode ser visto pela ausência de exemplares seminovos da categoria a preços inferiores a R$ 100 mil.
Com os SUVs cabendo menos no bolso dos brasileiros, uma outra categoria, que vinha estava fora do radar do mercado, começou a ganhar tração: a das picapes.
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Picapes podem estar arrancando clientes cativos de SUVs
De acordo com o levantamento da Mobiauto, a perda de interesse por SUVs tem aberto espaço para a alta das picapes.
Com a média histórica transitando em torno de 7% dos acessos, elas cresceram para 10% em 2023, colando nos utilitários esportivos.
Sant Clair arrisca um palpite. “Eu me atrevo a dizer que as picapes estão tirando clientes cativos dos SUVs. Elas também ficaram mais caras durante a pandemia e, pela lógica anterior, deveriam ter diminuído o número de acessos. Mas essa alta nos diz o seguinte: uma parcela dos clientes que adquiriria um SUV passou a considerar a picape como opção de compra”, comenta.
Segundo o CEO, há mérito do segmento em estar fornecendo opções de compra cada vez mais elaboradas e luxuosas, como Fiat Toro, Chevrolet Montana e, mais recentemente, Ram Rampage.
Esse processo de consolidação das picapes tem um grande expoente no mercado de carros de entrada: a Fiat Strada mantém o título de veículo leve mais emplacado do Brasil. Até julho deste ano, mais de 60.933 unidades da picape foram emplacadas, de acordo com a Fenabrave.