Como Arezzo (ARZZ3) quer construir império de marcas no Brasil, segundo CFO
Com a aquisição da empresa de calçados Vicenza, a Arezzo (ARZZ3) está “direcionando sua estratégia para ampliar sua força em house of brands“, afirma o diretor financeiro (CFO) da companhia, Rafael Sachete.
Em entrevista ao Money Times, Sachete fala que, com sua iniciativa multimarcas, a empresa busca ser um “grande guarda-chuva, com as melhores marcas de calçados e vestuários dentro do mercado nacional, atendendo públicos variados e disponibilizando produtos de alto valor agregado”.
O CFO ainda lembra que a aquisição da Vicenza é a primeira compra da Arezzo em uma empresa do ramo de calçados femininos — seu core business. “Trata-se de uma consolidação em um mercado que já dominamos e temos um percentual relevante do mercado endereçável, mas que tem outras boas marcas e algum nível de competição”, diz.
Para 2023, Sachete reforça que a estratégia da companhia é continuar sendo uma consolidadora, prezando pela geração de valor para sua base de acionistas. “A Arezzo já vem em uma sequência de várias fusões e aquisições desde 2019 e está olhando todas as oportunidades do mercado, seja em calçados ou vestuário, por exemplo”, comenta Sachete.
O que esperar da compra da Vicenza?
O CFO da Arezzo afirma que a companhia conseguiu provar nos últimos dois anos sua capacidade em não só fazer as aquisições, mas também entregar valor aos acionistas — principalmente com o crescimento de receitas e a integração das operações. Com a Vicenza não deve ser diferente, diz.
“A ideia é tornar a Vicenza mais acessível e, consequentemente, aumentar suas receitas”, pontua.
A iniciativa multimarcas da Arezzo, agora impulsionada pela compra da marca de calçados, visa ganhar mercado com os clientes já consolidados e novos. Além disso, o CFO afirma que a companhia deve abrir cerca de 10 lojas próprias da marca nos próximos três anos.
A varejista também quer focar na expansão de e-commerce, exportação, categorias de produtos e melhoria de estrutura na Vicenza. “A Arezzo quer implementar suas estratégias de suprimento, estrutura, marketing, produto e canais de distribuição, já consolidadas em outras marcas”, diz Sachete.
A Arezzo em 2023
Para 2023, o grande foco da Arezzo é crescimento. Por meio de suas marcas, a companhia quer atingir mais consumidores para crescer as vendas.
Sobre o ano potencialmente difícil para o varejo, assim como 2022, Sachete fala que “não tem uma bala de prata que resolva tudo”.
Entre as estratégias para driblar eventuais instabilidades, o CFO cita fortalecer produto e marca — trazendo produtos de excelência e de boas marcas —, e o canal de distribuição e força digital — estando presente na vida do cliente da forma que ele quiser.
No longo prazo, Sachete diz que a meta da Arezzo é ser “a melhor e maior house of brands do Brasil”.